pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Pesquisa do IPMN confirma números nacionais para o Governo de Pernambuco.
Powered By Blogger

domingo, 3 de agosto de 2014

Tijolinho do Jolugue: Pesquisa do IPMN confirma números nacionais para o Governo de Pernambuco.

Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau confirma os números dos grandes Institutos nacionais como o Datafolha e o IBOPE.

O Jornal do Commércio de hoje traz uma matéria longa - de duas páginas - dedicadas a mais uma pesquisa de intenção de voto para o Governo e o Senado, envolvendo candidatos de Pernambuco. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, encomendada pelo Portal LeiaJá, que pertence ao mesmo grupo do Instituto. Por mais de uma vez, um coro dissonante tentou desacreditar as pesquisas realizadas pelos Institutos da província, argumentando a pouca experiência desses órgãos, em alguns casos, noutros até mesmo a ausência de uma isenção necessária. Não vou entrar nesse mérito, embora tivesse muita coisa a dizer. O que se observa nessa pesquisa do IPMN é a convergência com os números apresentados por Institutos como o Datafolha e o IBOPE. Os números são idênticos, variando apenas na margem de erro, com oscilações entre 41% e 38%, no caso de Armando Monteiro(PTB) e 10% e 11%, no caso do candidato situacionista, Paulo Câmara. O quadro continua preocupando os coordenadores de campanha de Paulo Câmara, que desejavam que ele atingisse os 20% antes do início do Guia Eleitoral do Rádio e Televisão, uma meta muito difícil de ser atingida pelo andar da carruagem política. O que nos parece sintomático - e preocupante - são as causas apontadas para o não crescimento do candidato palaciano nas pesquisas. Há, aqui, um mal de origem mas ninguém ousa colocar o guizo no pescoço do gato, com a licença poética da fábula de La Fontaine.
Vamos aos números:
Armando Monteiro: 37%
Paulo Câmara: 10%
João Paulo: 30%
Fernando Bezerra Coelho: 13%

Nenhum comentário:

Postar um comentário