pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Gazeta de Alagoas: Mostra traz obras de Caravaggio ao Brasil
Powered By Blogger

domingo, 27 de maio de 2012

Gazeta de Alagoas: Mostra traz obras de Caravaggio ao Brasil

 
 
ARTES. Após dois anos de negociações e três cancelamentos sucessivos, exposição Caravaggio e seus Seguidores finalmente é inaugurada

MOSTRA TRAZ OBRAS DE CARAVAGGIO AO BRASIL

Por: SILAS MARTÍ - FOLHAPRESS

Belo Horizonte, MG – Uma roda se forma em volta da caixa lacrada. Técnicos desparafusam a tampa e empregados do museu congelam diante da primeira visão do São Jerônimo de Caravaggio. “É ele?”, pergunta um funcionário. “Sim, essa é dele mesmo, uma verdadeira”, responde a restauradora.

Já na montagem da mostra do mestre do barroco na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, olhares destrincham as telas de Caravaggio em comparação com as obras de seus seguidores, também expostas. Mas nenhuma consegue ser tão magnética quanto as dele.

Mesmo os curadores da exposição ficam longos minutos olhando cada centímetro das telas com lupas e lanternas, algo entre uma reverência estranha e um ar embasbacado com aqueles traços.

Um dos artistas mais copiados do mundo, Caravaggio também copiou as próprias obras, mas nunca à perfeição. Deixou espaço para mudanças de cor, perspectiva, posição e alguns mínimos detalhes, o que confundiu historiadores de sua obra e embaralhou as noções que se tinha de réplica e original nos últimos 400 anos.

Meses depois da descoberta de outra Medusa feita por ele antes da célebre Medusa da Galleria degli Uffizi, em Florença, a mostra aberta na última segunda-feira (21) na capital mineira, que segue para o Masp, em São Paulo, em julho próximo, trata da polêmica em torno das versões de suas obras.

O quê: mostra Caravaggio e seus Seguidores

Onde e quando: na Casa Fiat de Cultura (rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, Belo Horizonte-MG); visitação de 22 de maio a 15 de julho, de ter. a sex., das 10h às 21h; sáb. e dom., das 14h às 21h

Entrada franca

Classificação: livre

Informações: (31) 3289-8900 e no site www.casafiatdecultura.com.br

Leia mais na versão impressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário