pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Senado aprova vantagens para quitação antecipada de contratos de operações de crédito.
Powered By Blogger

sábado, 19 de maio de 2012

Senado aprova vantagens para quitação antecipada de contratos de operações de crédito.

 
Clientes de instituições financeiras (bancos, corretoras, cooperativas de créditos e outras) terão o direito de quitação antecipada de contratos de operações de crédito e de arrendamento mercantil, esse último também conhecido como leasing.
A medida é consequência da aprovação, por unanimidade, do parecer do senador Armando Monteiro ao Projeto de Lei do Senado – PLS 636/2011, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (15).
O projeto assegura diversos benefícios aos clientes (consumidores de modo geral) que queiram amortizar ou liquidar suas dívidas antecipadamente. O PLS determina, por exemplo, que os valores a serem pagos sejam calculados com redução proporcional de juros e outros acréscimos, sendo possível também a negociação entre as partes envolvidas. Além disso, veda a cobrança de qualquer penalidade em virtude da liquidação antecipada.
Com o intuito de aprimorar o projeto, de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB/BA), Armando Monteiro apresentou uma emenda de forma a garantir um menor custo para o cliente que deseja quitar sua dívida. Portanto, o cliente agora pode negociar uma taxa de desconto, que não seja menor que a taxa pactuada no contrato, a ser aplicada na amortização de sua dívida. “Essa emenda tem a intenção de coadunar com a senadora Lídice da Mata, na defesa do consumidor”, comentou Armando Monteiro.
Segundo o senador, a aprovação do projeto resguarda o consumidor, pois disciplina a contento um direito já previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei nº 8.078, de 1990), o que na prática, vem sendo aplicado de forma desfavorável ao cliente. “O projeto consolida e elimina a ambiguidade da legislação sobre o tema do direito do consumidor de serviços financeiros, à amortização ou liquidação antecipada de operações de crédito e de arrendamento mercantil. Hoje tal arcabouço encontra-se disperso em dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e em resoluções do Conselho Monetário Nacional”, analisou Armando Monteiro.
Crédito da foto: André Oliveira/divulgação
Assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário