pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO
Powered By Blogger

sábado, 26 de maio de 2012

Quem é Paulo Henrique?

Marcelo Arantes
Da redação


Quando recebi um e-mail intitulado “Blog do Paulo Henrique”, abri como sempre faço com e-mails de internautas que querem divulgar seus escritos através da internet, sonhando quem sabe um dia, conseguir publicar um livro por um grande selo editorial.
O blog tinha cinco contos: A Máquina do Tempo, A Terra Nossa de Cada Dia, Cenário de Guerra, TOC e Filhos do Descaso; e três romances: A Corte no Brasil, Um Pouco no meu Lugar e Demônio Interior.
Tomado de curiosidade, passei então a ler primeiramente os contos. A Máquina do Tempo é um conto que relata uma viagem no tempo de um forasteiro que chega a uma cidade desconhecida e encontra por acaso um cientista que diz ter inventado uma máquina do tempo e precisa de alguém para testá-la. Achei o conto um tanto romântico demais, mas percebi que a maneira de escrever do escritor prendia a atenção. Continuei a ler os contos e um deles em especial, TOC, me chamou a atenção por retratar a problemática do Transtorno obsessivo-compulsivo que acomete milhares de pessoas. Notei também que o escritor deixava de lado seu traço romântico e que agora se utilizava um pouco da estilística da escola naturalista.
Finda a leitura dos contos, passei para os romances. A Corte no Brasil é um romance que retrata a fuga da família real portuguesa para o Brasil devido à invasão de Portugal por Napoleão. Apesar de prender a atenção – que notei ser uma marca nos escritos de Paulo Henrique – achei que o autor peca no excessivo romantismo com o qual desenvolve o enredo da história. Vale destacar que o romance só não é pior, porque traz informações históricas sobre os costumes e a cultura do século XIX. Em seguida li Um Pouco no meu Lugar que fala sobre o preconceito racial e de classe que um estudante negro tem que enfrentar quando se aventura a namorar uma menina rica e branca (vale a pena ler pela denúncia social) e então passei a leitura de Demônio Interior, o qual considerei o melhor trabalho do escritor. Neste romance Paulo Henrique mescla romantismo e naturalismo e produz um enredo que explora o gênero policial, tendo como protagonista um serial killer, abordando a problemática da psicopatia, perpassando a história com uma dose de romantismo suportável e analisando fatos reais do cotidiano.
Para quem quiser conferir os escritos de Paulo Henrique, coloco abaixo o endereço do blog:

http://phdescritor.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário