pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Em pleno domingo, recebemos a visita de um Coelho. Não era o da Páscoa.
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segunda-feira, 21 de abril de 2014

Em pleno domingo, recebemos a visita de um Coelho. Não era o da Páscoa.


Em pleno Domingo de Páscoa, o Blog do Jolugue recebeu a visita de um coelho. Não era o Coelho da Páscoa e estava  muito mal intencionado. Estamos em plena atividade nas redes sociais e na blogosfera há, pelo menos, uns 04 longos anos. Temos perfis nas principais redes sociais, como o Twitter, o Facebook, Tumblr, além de outros menos conhecidos. Nosso perfil no Facebook conta com 5 mil "amigos". Claro que alguns são reais, outros apenas virtuais, mas todos amigos, pelos quais temos o maior respeito. No último aniversário, por exemplo, o perfil foi surpreendido com uma verdadeira enxurrada de felicitações.

                                               Utilizo as redes sociais da melhor maneira possível, travando um bom debate republicano, em defesa do interesse público, acompanhando as ações dos gestores municipais, estaduais e no plano federal. Participamos de boas causas, defendendo o meio-ambiente e os espaços de convivência da cidade, abraçando questões de gênero, raciais e de liberdade de opção sexual.  Nunca destratei, nem jamais ofendi ninguém. Sempre tratei a todos com a maior cortesia, respeito e urbanidade. Quando tenho argumentos para me contrapor aos discordantes, os coloco com a maior civilidade. Essa característica, aliás, mereceu os elogios de muita gente ao perfil. 

                                  A rigor, não raro, travamos alguns embates. Mesmo nessas circunstâncias, entretanto, nunca perdemos a compostura. Ontem, surpreendentemente, fui surpreendido por um coelho pau mandado, garoto de recado, muito mal acostumado a lidar com áulicos, bajuladores e homens rapariga, desses que saltam de galho em galho, de acordo com suas conveniências. Desses que são capazes de pisar no pescoço da mãe para se dar bem. Essa escola eu não frequentei, seu coelho. Não faço parte da sua laia. Sempre que a sua corja tentar nos atingir, receberá o troco na hora. Não diria que na mesma moeda - mas na mesma proporção - porque temos condutas distintas.

                                                    Certamente ele pensou que eu era mais um desses perfis fakes das redes sociais, expediente que os coelhos parecem entender muito bem. É do conhecimento de todos, que os socialistas estão prontos para guerra. Não vão ganhar a guerra, mas as garras estão afiadíssimas. Aos poucos, a verdadeira face socialista está sendo revelada. Evidencia-se um agrupamento de pessoas arrogantes, prepotentes, despreparadas para a convivência democrática, e essencialmente pragmáticos, daqueles que lutam pelo poder a qualquer preço, dispostos a destruir os adversários e trair os amigos.

                                               Comenta-se que o seu presidente nacional desejava ser presidente da República desde muito tempo. Já externava isso desde a época dos movimentos estudantis, muito antes de ser eleito governador. Como sugeriram algumas figuras próceres do petismo, dentro da base aliada, ele poderia construir os apoios necessários para reivindicar seu espaço. Precipitou-se, meteu-se numa enrascada sem tamanho. Corre o sério risco de levar uma lapada até mesmo no seu reduto, como estamos afirmando pelas redes sociais. As vinhas da ira, no entanto, parecem que já estão instaladas nos hostes socialistas. Nunca havia experimentado o seu veneno.

                                               Nossas postagens devem estar incomodando bastante essa gente. São postagens analíticas, independentes, identificadas com um blog dito “sujo”, que cumpre um papel fundamental de informar o leitor num universo dominado por uma mídia servil, tolhida pelo poder econômico e a serviço dos poderosos de turno. Até a prática do macartismo comercial estão sendo adotadas, como a investida de uma grande organização de comunicação nacional contra os anunciantes de uma revista progressista, a Fórum. Os blogs sujos, então, são vítimas constantes da sanha miserável desses barões que foram cevados e engordados durante a Ditadura Militar de 1964. Alguns deles ficaram milionários com recursos públicos. Devem bilhões à Receita Federal e ainda são contemplados com recursos milionários das verbas publicitárias da SECOM do Governo Federal.

                                               Faz algum tempo que não leio as novidades do mundo da análise de discurso, mas gostava muito dessa disciplina nos tempos dos bancos escolares. Entendia um pouco do assunto. O suficiente para perceber as reações dos contentadores aos argumentos apresentados. Sabe-se logo se eles estão falando com o fígado ou com o cérebro. É comum, quando eles estão falando com o fígado, a descompostura, o destrato, o desrespeito, os argumentos falaciosos, o sofisma. Ontem, até mesmo a conhecida arrogância da elite brasileira - externada no discurso do "Você sabe com quem está falando?" - pôde ser sentida. Que o partido tem o direito de defender-se dos ataques pelas redes sociais, isso ninguém discute. Que o partido construa seu exército (de robôs?) para curtir, compartilhar, elogiar as falas e pronunciamentos dos seus líderes e candidatos, em parte a gente entende. O que é profundamente lamentável são posturas do tipo agressivas, ofensivas, arrogantes. Longe de resolver os problemas enfrentados pelo partido nas mídias sociais, apenas contribuem para passar uma imagem pouco assimilada pelos eleitores. Penso que o partido está mais sujo do que poleiro de galinha nas mídias sociais.

                                               Faz poucos dias que comentávamos, pelas redes sociais e blogosfera, que não entendia muito bem o que estava se passando com a equipe do candidato. Uma equipe formada por profissionais experientes - com várias campanhas no curriculum - muito bem pagos, mas que não conseguiam estabelecer um feeling com o eleitorado. Segundo ficamos sabendo, esperava-se que o homem atingisse os dois dígitos até dezembro último. Continua patinando entre 6%  ou 8% dependendo dos Institutos. Certamente, eles não gostaram do que eu afirmei. Os problemas parecem se repetir com a equipe de mídias sociais. Há interesses gigantescos em jogo. São R$ 100 milhões em verbas publicitárias, apenas com a publicidade institucional.

                                                   A equipe de mídias sociais do candidato prepara aqueles lugares-comuns, onde aparecem aquelas figuras trabalhadas em Fotoshop, com feições inovadas, com suas propostas para a educação. Algo que não resiste às ironias provocadas por um grupo formado por profissionais do ensino, que já conta com mais de 17 mil seguidores nas redes sociais. Diante de fatos tão bem expostos pelo grupo, aquelas mídias soam falsas, descoladas da realidade. Um cartaz exposto por uma professora, com os dizeres: Sou professor e vou ensinar meus alunos a não votarem no dito cujo" , parece-nos, surte um efeito bem mais danoso à imagem do caboclo.

                                               Até porque, educação no Estado precisaria melhorar estruturalmente. Não adianta exibir a meia dúzia de alunos que foram selecionados para viajarem para os EUA, com o objetivo de melhorar seu inglês. O grosso da rede continua saindo dos bancos escolares sem saber conjugar o verbo To Be. Pernambuco tem o 3º pior ensino médio do país.  Tenho a ligeira impressão de que vocês escalaram uma pessoa errada para nos responder, sobretudo porque não nos dobramos aos poderosos de turno, muito menos pautamos nossa conduta pela servilismo, pela subserviência ou qualquer coisa do gênero. Ainda está para nascer o caboclo que vai mandar nos meus pensamentos. Esses expedientes, até certo ponto comuns, não consta de nossa agenda de conduta. Sempre defendi princípios, engajei-me naquilo em que acredito.
  
                                   O mago não é um discurso. O mago é o discurso. O chocolate desse coelho é do tipo meio-amargo. Sou um cidadão de origem humilde e não gosto muito desse tipo. Prefiro o chocolate ao leite. É mais suave, mitigado, bem ao nosso gosto. Aproveito o ensejo para agradecer, mais uma vez, as manifestações de apoios recebidos pela própria rede Facebook, além dos telefonemas de solidariedade recebidos. Àqueles que desejam ajudar-nos de alguma forma, no momento, apenas o procedimento exposto no canto esquerdo do próprio blog.  

Eu amo Dudu, eu sou um robô… Como ser “popular” na rede fraudando o Twitter

9 de abril de 2014 | 21:55 Autor: Fernando Brito
dudurobo
O site Muda Mais publicou um interessante levantamento.
Vídeos do ex-governador Eduardo Campos foram promovidos no Twitter por um exército de 5 mil robôs, isto é, perfis falsos, sem sequer um seguidor.
euroboCerca de 2 mil destes perfis foram usados também para atacar Lula e a Copa.
Fui a alguns deles e conferi:  quase todos os que vi jamais postaram qualquer coisa que não fosse retuitar Eduardo Campos e Marina Silva.
Na reprodução de um deles, você vê a contradição: quase 6 mil pessoas retuitaram, mas apenas sete “curtiram”.
Que exemplo de ética e de “nova política”, vocês não acham?
O Muda Mais recolheu a lista de todos os perfis falsos.
Seria interessante cruzar a lista com os 23 mil robôs que, segundo oEstadão, foram usados para pressionar o Supremo Tribunal Federal a negar os embargos infringentes no julgamento do chamado “mensalão”.
Fez o trabalho que o Ministério Público Eleitoral deveria fazer, para ver como se está despejando dinheiro nas redes sociais para promover candidaturas, comprando listas de perfis.
Está prontinho, se Suas Excelências querem mesmo moralizar o processo eleitoral, apurando quem usa o dinheiro para influenciar a rede.
Mas parece que a Justiça Eleitoral está mais preocupada em gastar milhões com a identificação biométrica dos eleitores, para evitar uma malandragem de que quase não se tem notícia e que, se acontecer, vai fraudar meia dúzia de votos, que talvez não dê para eleger um vereador em Santana do Altos e Baixos das Mercês.
(Publicado originalmente no site Tijolaço)

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