Em pleno Domingo de Páscoa, o Blog do Jolugue recebeu a
visita de um coelho. Não era o Coelho da Páscoa e estava muito mal intencionado. Estamos em plena
atividade nas redes sociais e na blogosfera há, pelo menos, uns 04 longos anos.
Temos perfis nas principais redes sociais, como o Twitter, o Facebook, Tumblr,
além de outros menos conhecidos. Nosso perfil no Facebook conta com 5 mil
"amigos". Claro que alguns são reais, outros apenas virtuais, mas
todos amigos, pelos quais temos o maior respeito. No último aniversário, por
exemplo, o perfil foi surpreendido com uma verdadeira enxurrada de
felicitações.
Utilizo
as redes sociais da melhor maneira possível, travando um bom debate
republicano, em defesa do interesse público, acompanhando as ações dos gestores
municipais, estaduais e no plano federal. Participamos de boas causas,
defendendo o meio-ambiente e os espaços de convivência da cidade, abraçando
questões de gênero, raciais e de liberdade de opção sexual. Nunca destratei, nem jamais ofendi ninguém.
Sempre tratei a todos com a maior cortesia, respeito e urbanidade. Quando tenho
argumentos para me contrapor aos discordantes, os coloco com a maior
civilidade. Essa característica, aliás, mereceu os elogios de muita gente ao
perfil.
A
rigor, não raro, travamos alguns embates. Mesmo nessas circunstâncias,
entretanto, nunca perdemos a compostura. Ontem, surpreendentemente, fui
surpreendido por um coelho pau mandado, garoto de recado, muito mal acostumado
a lidar com áulicos, bajuladores e homens rapariga, desses que saltam de galho
em galho, de acordo com suas conveniências. Desses que são capazes de pisar no
pescoço da mãe para se dar bem. Essa escola eu não frequentei, seu coelho. Não
faço parte da sua laia. Sempre que a sua corja tentar nos atingir, receberá o
troco na hora. Não diria que na mesma moeda - mas na mesma proporção - porque temos condutas distintas.
Certamente
ele pensou que eu era mais um desses perfis fakes das redes sociais, expediente
que os coelhos parecem entender muito bem. É do conhecimento de todos, que os
socialistas estão prontos para guerra. Não vão ganhar a guerra, mas as garras
estão afiadíssimas. Aos poucos, a verdadeira face socialista está sendo
revelada. Evidencia-se um agrupamento de pessoas arrogantes, prepotentes,
despreparadas para a convivência democrática, e essencialmente pragmáticos,
daqueles que lutam pelo poder a qualquer preço, dispostos a destruir os
adversários e trair os amigos.
Comenta-se
que o seu presidente nacional desejava ser presidente da República desde muito
tempo. Já externava isso desde a época dos movimentos estudantis, muito antes
de ser eleito governador. Como sugeriram algumas figuras próceres do petismo,
dentro da base aliada, ele poderia construir os apoios necessários para
reivindicar seu espaço. Precipitou-se, meteu-se numa enrascada sem tamanho.
Corre o sério risco de levar uma lapada até mesmo no seu reduto, como estamos
afirmando pelas redes sociais. As vinhas da ira, no entanto, parecem que já
estão instaladas nos hostes socialistas. Nunca havia experimentado o seu veneno.
Nossas
postagens devem estar incomodando bastante essa gente. São postagens
analíticas, independentes, identificadas com um blog dito “sujo”, que cumpre um
papel fundamental de informar o leitor num universo dominado por uma mídia
servil, tolhida pelo poder econômico e a serviço dos poderosos de turno. Até a
prática do macartismo comercial estão sendo adotadas, como a investida de uma
grande organização de comunicação nacional contra os anunciantes de uma revista
progressista, a Fórum. Os blogs sujos, então, são vítimas constantes da sanha miserável
desses barões que foram cevados e engordados durante a Ditadura Militar de
1964. Alguns deles ficaram milionários com recursos públicos. Devem bilhões à
Receita Federal e ainda são contemplados com recursos milionários das verbas publicitárias da SECOM do Governo
Federal.
Faz
algum tempo que não leio as novidades do mundo da análise de discurso, mas
gostava muito dessa disciplina nos tempos dos bancos escolares. Entendia um
pouco do assunto. O suficiente para perceber as reações dos contentadores aos
argumentos apresentados. Sabe-se logo se eles estão falando com o fígado ou com
o cérebro. É comum, quando eles estão falando com o fígado, a descompostura, o
destrato, o desrespeito, os argumentos falaciosos, o sofisma. Ontem, até mesmo
a conhecida arrogância da elite brasileira - externada no discurso do
"Você sabe com quem está falando?" - pôde ser sentida. Que o partido
tem o direito de defender-se dos ataques pelas redes sociais, isso ninguém
discute. Que o partido construa seu exército (de robôs?) para curtir,
compartilhar, elogiar as falas e pronunciamentos dos seus líderes e candidatos,
em parte a gente entende. O que é profundamente lamentável são posturas do tipo
agressivas, ofensivas, arrogantes. Longe de resolver os problemas enfrentados
pelo partido nas mídias sociais, apenas contribuem para passar uma imagem pouco
assimilada pelos eleitores. Penso que o partido está mais sujo do que poleiro
de galinha nas mídias sociais.
Faz
poucos dias que comentávamos, pelas redes sociais e blogosfera, que não
entendia muito bem o que estava se passando com a equipe do candidato. Uma
equipe formada por profissionais experientes - com várias campanhas no
curriculum - muito bem pagos, mas que não conseguiam estabelecer um feeling com
o eleitorado. Segundo ficamos sabendo, esperava-se que o homem atingisse os
dois dígitos até dezembro último. Continua patinando entre 6% ou 8% dependendo dos Institutos. Certamente,
eles não gostaram do que eu afirmei. Os problemas parecem se repetir com a
equipe de mídias sociais. Há interesses gigantescos em jogo. São R$ 100 milhões
em verbas publicitárias, apenas com a publicidade institucional.
A
equipe de mídias sociais do candidato prepara aqueles lugares-comuns, onde aparecem
aquelas figuras trabalhadas em Fotoshop, com feições inovadas, com suas
propostas para a educação. Algo que não resiste às ironias provocadas por um
grupo formado por profissionais do ensino, que já conta com mais de 17 mil
seguidores nas redes sociais. Diante de fatos tão bem expostos pelo grupo,
aquelas mídias soam falsas, descoladas da realidade. Um cartaz exposto por uma professora,
com os dizeres: Sou professor e vou
ensinar meus alunos a não votarem no
dito cujo" , parece-nos, surte um efeito bem mais danoso à imagem do
caboclo.
Até
porque, educação no Estado precisaria melhorar estruturalmente. Não adianta
exibir a meia dúzia de alunos que foram selecionados para viajarem para os EUA,
com o objetivo de melhorar seu inglês. O grosso da rede continua saindo dos
bancos escolares sem saber conjugar o verbo To Be. Pernambuco tem o 3º pior ensino médio do país. Tenho a ligeira impressão de que vocês
escalaram uma pessoa errada para nos responder, sobretudo porque não nos
dobramos aos poderosos de turno, muito menos pautamos nossa conduta pela servilismo,
pela subserviência ou qualquer coisa do gênero. Ainda está para nascer o
caboclo que vai mandar nos meus pensamentos. Esses expedientes, até certo ponto
comuns, não consta de nossa agenda de conduta. Sempre
defendi princípios, engajei-me naquilo em que acredito.
O
mago não é um discurso. O mago é o discurso. O chocolate desse coelho é do tipo meio-amargo. Sou um
cidadão de origem humilde e não gosto muito desse tipo. Prefiro o chocolate ao
leite. É mais suave, mitigado, bem ao nosso gosto. Aproveito o ensejo para agradecer, mais uma vez, as manifestações de apoios recebidos pela própria rede Facebook, além dos telefonemas de solidariedade recebidos. Àqueles que desejam ajudar-nos de alguma forma, no momento, apenas o procedimento exposto no canto esquerdo do próprio blog.
Eu amo Dudu, eu sou um robô… Como ser “popular” na rede fraudando o Twitter
9 de abril de 2014 | 21:55 Autor: Fernando Brito
O site Muda Mais publicou um interessante levantamento.
Vídeos do ex-governador Eduardo Campos foram promovidos no Twitter por um exército de 5 mil robôs, isto é, perfis falsos, sem sequer um seguidor.
Fui a alguns deles e conferi: quase todos os que vi jamais postaram qualquer coisa que não fosse retuitar Eduardo Campos e Marina Silva.
Na reprodução de um deles, você vê a contradição: quase 6 mil pessoas retuitaram, mas apenas sete “curtiram”.
Que exemplo de ética e de “nova política”, vocês não acham?
O Muda Mais recolheu a lista de todos os perfis falsos.
Seria interessante cruzar a lista com os 23 mil robôs que, segundo oEstadão, foram usados para pressionar o Supremo Tribunal Federal a negar os embargos infringentes no julgamento do chamado “mensalão”.
Fez o trabalho que o Ministério Público Eleitoral deveria fazer, para ver como se está despejando dinheiro nas redes sociais para promover candidaturas, comprando listas de perfis.
Está prontinho, se Suas Excelências querem mesmo moralizar o processo eleitoral, apurando quem usa o dinheiro para influenciar a rede.
Mas parece que a Justiça Eleitoral está mais preocupada em gastar milhões com a identificação biométrica dos eleitores, para evitar uma malandragem de que quase não se tem notícia e que, se acontecer, vai fraudar meia dúzia de votos, que talvez não dê para eleger um vereador em Santana do Altos e Baixos das Mercês.
(Publicado originalmente no site Tijolaço)
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