pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Senador Cássio questiona participação de Protógenes na CPI
Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Senador Cássio questiona participação de Protógenes na CPI


O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) apresentou nesta quarta-feira questão de ordem ao plenário da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do caso Cachoeira questionando a legitimidade do deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) para integrar a comissão criada com a finalidade de investigar as relações mantidas pelo empresário conhecido como Carlinhos Cachoeira e agentes públicos e privados.

A CPI está reunida para apresentação do roteiro de trabalho a ser apresentado pelo relator, deputado Odair Cunha (PT-MG).

O senador Cássio Cunha Lima citou suposto envolvimento de Protógenes com o grupo ligado a Cachoeira à época em que era delegado da Polícia Federal, segundo reportagens publicadas pela imprensa. Cachoeira é pivô de uma série de denúncias envolvendo autoridades públicas e agentes privados ligados ao empresário, preso em operação da Polícia Federal sob a acusação de comandar uma rede ilegal de jogos de azar. “Configura-se claro conflito de interesse”, disse o senador tucano. “Concentrar-se-ão na mesma pessoa o papel de investigador e investigado“, disse Cássio Cunha Lima em referência à atuação de Protógenes na comissão mista.

O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), entretanto, negou provimento à questão de ordem apresentada pelo senador tucano e disse que a indicação foi partidária, conforme prevê os regimentos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e referendada em sessão do Congresso Nacional.

“Não cabe à presidência do colegiado dos trabalhos definir quem comporá a comissão”, disse Vital do Rêgo, devolvendo a questão de ordem apresentada por Cássio Cunha Lima. O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), informou que o partido levará o questionamento à Presidência do Congresso Nacional.

Protógenes defendeu-se da suspeição lançada pelo senador tucano e ressaltou que foi um dos autores do requerimento para a instalação da CPI mista.

"A minha participação na CPI é legítima, legal e constitucional. Originalmente, eu fui autor do pedido de investigação”, disse o deputado.

Jornal Valor Econômico com www.politicapb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário