pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Em nova pesquisa, Geraldo abre 8 pontos de vantagem
Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Em nova pesquisa, Geraldo abre 8 pontos de vantagem

                    
Em nova pesquisa, Geraldo abre 8 pontos de vantagemFoto: Edição/247

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau aponta para a liderança do socialista com 34% contra 26% de Humberto Costa (PT); Daniel Coelho (PSDB) é o terceiro, com 12%, e Mendonça Filho (DEM) o quarto, com 9%; margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos

06 de Setembro de 2012 às 15:36
Raphael Coutinho _PE247– Confirmando a ascensão na corrida eleitoral à Prefeitura do Recife, o candidato Geraldo Julio (PSB) aparece em liderando as intenções de voto em mais uma pesquisa. O Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN) e o Jornal do Commercio divulgaram nesta quinta-feira (6) o resultado do último levantamento, onde o socialista aparece com 34% na escolha dos eleitores contra 26% de Humberto Costa (PT), segundo colocado.
O prefeiturável Daniel Coelho (PSDB) também demonstra crescimento, aparecendo na terceira posição com 12%, enquanto Mendonça Filho (DEM) caiu para o quarto lugar, com 9%. Seguindo a lista dos candidatos, o quinto lugar é ocupado por Esteves Jacinto (PRTB), que registrou 2% das intenções. No entanto, sua candidatura ainda está sub judice.
Na sequência aparecem Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL) e Jair Pedro (PSTU), que juntos somam 1% da intenção do eleitorado. Votos em brancos ou nulos marcaram 9%, enquanto os que não souberam ou não responderam a pesquisa marcaram 8%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação ao levantamento anterior, feito pelo IPMN/JC e divulgado em 23 de agosto, Geraldo Julio apresentou um crescimento de 11,8 pontos percentuais, quando registrou 22,2%. Daniel Coelho também subiu na tabela, marcando elevação de 6,3 pontos, contra 5,7% no estudo anterior. Já Humberto Costa caiu de 31,1% para 26%, enquanto Mendonça Filho registrou queda, saindo de 15,1% para 9% no último levantamento.
A pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 deste mês com 1.080 pessoas. O levantamento foi registrado no Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o número 00096/2012.
 
Nota do editor: Começou a temporada das contestações das pesquisas eleitorais, da luta dos candidatos em relação aos números apresentados, sobretudo quando estes não lhes são favoráveis. Nas últimas eleições, travamos bons debates sobre o assunto pelo mivroblog Twitter, uma rede que não tenho usado com a mesma frequência de antes. Segundo as últimas informações, o PT entrou com uma ação exigindo a abertura da "caixa preta" da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, acatada pela justiça, processo que já se encontra em execução. Em Paulista, na região metropolitana do Recife, os partidários de umn candidato que caiu nas pesquisas estão, equivocadamente, apresentando como manipulada uma pesquisa realizada pelo Instituto Exxata, publicada recentemente pelo jornal Folha de Pernambuco, algo que mereceria até mesmo uma contestação ou pronunciamento oficial do Instituto. Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, na Princesa do Agreste, apontando José Queiroz na dianteira da disputa, também gerou grandes protestos dos partidários da candidata Miriam Lacerda, algo que vem sendo respondido pelo Blog do Magno Martins com uma outra pesquisa, de um outro Instituto, apresentando números bastante parecidos, embora deva-se considerar o pouco tempo de atuação desse último Instituto. Ontem circulou nas redes sociais a informação de que um determinado jornal estaria recebendo pressão para não divulgar os resultados de uma pesquisa realizada na cidade de Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário