pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Manaus: Grazziotin empata com Arthur Virgílio
Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Manaus: Grazziotin empata com Arthur Virgílio

 
 
 
A duas semanas da eleição, o Ibope captou um empate na disputa pela prefeitura de Manaus. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) alcançou o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB). Ambos têm agora 29% das intenções de voto.
Os pesquisadores do instituto foram ao meio-fio na segunda (17) e na terça-feira (18). Verificaram que Vanessa cresceu dez pontos desde a última sondagem, feita na semana passada, entre quinta (13) e sábado (15). Virgílio ficou estacionado.
A nova pesquisa veio à luz na noite passada. Na véspera, Lula voara até a capital amazonense para participar de um comício ao lado de Vanessa. O ex-soberano enxerga Virgílio com os olhos do fígado.
Ao discursar, Lula recordou que, em 2005, Virgílio ameaçara dar-lhe “uma surra.” Deixou claro que, em 2012, sua prioridade não é eleger Vanessa, mas derrotar o ex-líder tucano no Senado.
“O adversário de Vanessa parece que não gosta do cheiro do povo pobre”, disse. “Vanessa, se eu nunca tivesse te visto e alguém me pedisse para vim (sic) aqui e, eu soubesse que o teu adversário é quem é, eu não vou falar o nome em respeito a você, eu viria aqui te apoiar para derrotá-lo.”
E Virgílio: “Ele depreciou a candidata, pois deu mais importância a mim, querendo me derrotar. Não esperava outra coisa de um Lula rancoroso, que a ajudou com velhas manobras a tirar o meu mandato para chegar ao Senado.”
Lula tenta repetir agora o que fez em 2010, quando pegou em lanças para impedir que Virgílio retornasse ao Senado. Ajudou Vanessa a tomar a vaga do seu desafeto. Em ação que aguarda julgamento no TSE, o tucano acusa a rival de compra de votos. Ela nega.
O Ibope perscrutou a taxa de rejeição dos candidatos. A de Virgílio é maior que a de Vanessa. Disseram que jamais votariam nele 31% dos pesquisados. Declararam que não votam nela de jeito nenhum 21%.
Investigou-se também o cenário de segundo turno. Se a eleição fosse hoje, diz o Ibope, Vanessa prevaleceria sobre Virgílio: 43% a 39%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos, para mais ou para menos.
 
(Publicado originalmente no blog do jornalista Josias de Souza, Portal UOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário