pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O cinturão político montado pelo governador Geraldo Alckmin
Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Editorial: O cinturão político montado pelo governador Geraldo Alckmin

Resultado de imagem para geraldo alckmin/guarulhos

Em tempos hoje remotos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou montar uma espécie de cinturão político em torno de São Paulo, envolvendo municípios com um grande colégio eleitoral, pois sabia ser importante o controle político desses municípios para viabilizar-se qualquer projeto presidencial. Exceto pela eleição de Fernando Haddad, na capital, o petista não foi muito bem sucedido. O governador Geraldo Alckmin(PSDB) parece ter aprendido a lição e, auxiliado pelos ventos políticos favoráveis, além de retomar o controle da capital, montou o tal cinturão político que Lula apenas almejava, elegendo inúmeros prefeitos nessas cidades, seja filiados diretamente ao seu PSDB, seja filiados a outros partidos, mas que seguem a sua orientação política.  

Em certos aspectos, talvez não cometêssemos nenhum exagero ao afirmar que, do ponto de vista estrito da competição eleitoral, o governador paulista foi um dos grandes vitoriosos dessas eleições municipais. Além da montagem desse "cinturão eleitoral paulista", o governador articulou-se em todo o país, emprestando seu apoio a candidatos tucanos e não tucanos, vinculados a partidos com quem poderia, num projeto presidencial que não esconde de ninguém, estabelecer alguma aliança futura, como o PSD, o PSB o PTN, entre outros. Aliás, convém frisar que o PSD cresceu bastante nessas eleições municipais. Geraldo Alckmin sai com uma musculatura política que não poderia ser desprezada em nenhuma arena, seja numa eventual eleição direta, seja num embate sucessório intramuros, entre os atores políticos que patrocinaram o afastamento da presidente Dilma Rousseff. (...)

(Conteúdo exclusivo, liberado apenas para os assinantes do blog)

2 comentários:

  1. O PSDB foi o maior vitorioso dessas eleições. O apoio do governador Geraldo Alckmin foi fundamental para eleger prefeitos no primeiro e segundo turno em São Paulo e até em outros Estados. Com isso, se tornou a liderança mais forte e influente do partido. E essa força deve ter muito peso na troca do comando do partido no ano que vem e na definição do candidato à presidência em 2018.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Welbi.

    Como disse, do ponto de vista estritamente eleitoral, parece não haver dúvida quanto a isso. O PMDB ainda aparece nas estatísticas com o maior número de prefeituras conquistadas,mas o partido que mais conquistou votos nas urnas foi, de fato, o PSDB, projetando a figura do governador Geraldo Alckmin como a sua maior liderança, conforme você observa. Ele tentará dar as cartas no partido e, se encontrar dificuldades, poderá migrar para o PSB, viabilizando seu projeto de candidatar-se à Presidência da República em 2018. Abraços!

    ResponderExcluir