pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: O imbróglio socialista-tucano em Jaboatão dos Guararapes.
Powered By Blogger

sábado, 1 de outubro de 2016

Tijolinho: O imbróglio socialista-tucano em Jaboatão dos Guararapes.


Resultado de imagem para Manoel Neco, candidato a prefeito de Jaboatão

Segundo colégio eleitoral do Estado, território de disputas políticas renhidas, a cidade de Jaboatão dos Guararapes tornou-se o palco de uma grande dor de cabeça para socialistas e tucanos nessas eleições municipais. Tucanos de alta plumagem defendiam a tese de que o prefeito Elias Gomes(PSDB) comandasse o seu processo sucessório, não permitindo ingerência demasiada do Palácio do Campo das Princesas. Com alguns nomes de sua estrita confiança como pré-candidatos, Elias esticou o cabo de guerra com o Campo das Princesas até às últimas consequências, cedendo, já no final, ao aceitar a indicação de Heraldo Selva(PSB) como cabeça de chapa, indicando a vice. Heraldo é parente de Renata Campos, esposa do ex-governador Eduardo Campos.

Muitas coisas estavam em jogo no arranjo que tornou possível a candidatura de Heraldo Selva, inclusive um possível apoio do Palácio do Campo das Princesas ao nome de Elias Gomes para a disputa do Senado Federal nas eleições majoritárias de 2018. O acordo previa empenho do governador na eleição de Heraldo Selva, retirada de candidaturas, apoio de deputados com base eleitoral no município, "isolamento" de candidatos etc. Tudo isso estava previsto com o objetivo de alavancar o nome de Heraldo Selva na disputa. O que seguiu, na prática, foi uma sucessão de erros - alguns primários - que culminaram com o fraco desempenho do candidato socialista na disputa. A situação complicou-se a tal ponto de o ex-prefeito agendar uma reunião de "emergência" com o governador Paulo Câmara. Segundo ele, alguns acordos não teriam sido cumpridos.

O fato concreto hoje é que há uma possibilidade real do nome de Heraldo Selva(PSB) não disputar o segundo turno daquelas eleições, o que representaria uma grande derrota para o ex-prefeito Elias Gomes(PSDB). Até pesquisas falsas andaram divulgando nas redes sociais no sentido de inflar o nome do socialista no pleito. Saindo um pouco da fantasia e dos possíveis acordos não cumpridos, as verdadeiras pesquisas de intenção de voto indicam uma disputa acirrada entre os candidatos Anderson Ferreira(PR), Manuel Neco(PDT) e Cleiton Collins(PP). A partir de amanhã deveremos saber quem deve ir para o segundo turno daquelas eleições. Assim como ocorre com a cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, os votos dos evangélicos são decisivos na definição do pleito. Tanto Anderson quanto Collins possuem base evangélica. Neco, um pouco menos, mas, por outro lado, penetra firme numa parcela do eleitorado, digamos assim, mais "popular", que já deu vitórias históricas ao ex-prefeito Nilton Carneiro. É esperar para ver. 

P.S.:Do Realpolitik: Aqui, erros mesmo podem ser apontados na estratégia adotada pela cúpula socialista e tucana na definição do nome que iria para disputa. Havia, de acordo com o ex-prefeito Elias Gomes, uma série de medidas que precisariam ser adotadas pelo Campo das Princesas, evitando, assim, a pulverização dos votos do candidato governista, Heraldo Selva. Algumas "insatisfações" das hostes socialistas locais também foram muito mal-administradas, gerando o famoso "corpo mole" entre alguns atores políticos. Um pouco mais calmo, depois da ressaca eleitoral que o vitimou em Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, Elias admite seus erros pessoais na condução do processo sucessório, como a demora em bater o martelo sobre o candidato que teria seu apoio no pleito deste ano. O erro desse timing teria sido determinante e de sua inteira responsabilidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário