pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: Datafolha confirma Haddad no segundo turno em São Paulo.
Powered By Blogger

domingo, 2 de outubro de 2016

Tijolinho: Datafolha confirma Haddad no segundo turno em São Paulo.




O Partido dos Trabalhadores enfrenta dificuldades em todo o país. Setores conservadores desenvolvem ações conjunta no sentido de promoverem uma espécie de linchamento moral do partido. Isso não teria como não ter reflexos nessas eleições municipais e o PT, certamente, acusará esse golpe. Numa estimativa até otimista, acredita-se que o partido deverá perder a metade das prefeituras conquistadas nas últimas eleições. A prisão preventiva do ex-ministro Antonio Palloci ocorreu praticamente às vésperas das eleições, num claro indício da manobra denunciada como "Boca de Urna". A batalha das batalhas, como sempre será São Paulo, a maior capital do país, reduto tradicionalíssimo dos tucanos. 

Mesmo com o possível fraco desempenho da legenda em outras praças do país, infligir uma derrota ao candidato tucano em São Paulo, João Dória, lavaria a alma da legenda. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. A vitória de Haddad nas eleições de 2012 já representou uma grande conquista para o PT no ninho mais emplumado dos tucanos. Este ano tem alguns ingredientes novos, como o afastamento da presidente Dilma Rousseff da presidência da República, num processo jurídico nebuloso, que alguns juristas tentam "justificar" através de expedientes ainda pouco convincentes, como assinalou, em artigo publicado aqui no blog, o cientista político Michel Zaidan Filho. 

A última pesquisa do Instituto Datafolha confirma um segundo turno em São Paulo. João Dória(PSDB) aparece com 44% das intenções de voto, Russomanno(PRB) com 16%, Haddad(PT) com 16% e Marta Suplicy(PMDB) com 14%. Não há qualquer dúvida de que teremos um segundo turno. Entre outras coisas, será mais uma oportunidade para acompanharmos a degenerescência ideológica da senhora Marta Suplicy, que deverá compor com os golpistas sem a menor cerimônia. Para ela, definitivamente, não há mais caminho de volta. Na reta final da campanha, o ex-presidente Lula acompanhou Haddad em tradicionais redutos eleitorais responsáveis pelas históricas "viradas" do partido nas eleições municipais da capital. Nas últimas horas, parece que o eleitorado reagiu bem a uma frase utilizada pelo ex-presidente durante as incursões pelos bairros periféricos: Sim. Eu montei uma quadrilha para tirar 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

P.S.: Do Realpolitik: Se, por um lado, a pesquisa do Datafolha indicava um crescimento do candidato do PSDB, João Dória Junior, por outro lado, esta mesma pesquisa previa a possibilidade concreta de um segundo turno entre o candidato tucano e o petista Fernando Haddad(PT), o que acabou não ocorrendo. Em alguns casos, Haddad, aparecia com 20% das intenções de voto. Aqui também contou um pouco da torcida do editor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário