pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: Eleições disputadíssimas na Princesa do Agreste.
Powered By Blogger

sábado, 22 de outubro de 2016

Tijolinho: Eleições disputadíssimas na Princesa do Agreste.


Resultado de imagem para tony gel

Resultado de imagem para raquel lyra

As eleições municipais deste ano, em Caruaru, estão acirradíssimas. Mais de um instituto de pesquisa aponta um empate técnico entre os candidatos Tony Gel(PMDB) e Raquel Lyra(PSDB). As diferenças são mínimas entre ambos, não atingindo sequer um dígito, o que pode significar uma eleição ganha por meia dúzia de votos. Em razão das indisposições dos Lyras com o Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara aposta todas as suas fichas no candidato Tony Gel. Aliás, há muita gente apostando no Tony Gel, como a alta cúpula do PMDB tupiniquim, de olho na correlação de forças que testará sua musculatura política na composição da chapa governista que disputará a reeleição em 2018. Vislumbrando este mesmo cenário, o Ministro das Cidades, Bruno Araújo(PSDB), não se faz de rogado em emprestar irrestrita solidariedade à candidata da família Lyra, chegando ao limite de antecipar possíveis investimentos federais naquele município.

Caruaru é uma das cidades mais importantes na geografia política do Estado de Pernambuco. É uma das cidades do chamado "Triângulo das Bermudas", decisiva em disputas majoritárias estaduais e até federais. Não é apenas por alguma curiosidade que uma boa parte dos candidatos presidenciais vão conhecer o Alto do Moura e posar ao lado de Severino Vitalino, o filho do mestre Vitalino, principalmente no período dos festejos juninos. A mesma leitura pode ser feita, por exemplo, a cidades como Campina Grande, no Estado da Paraíba. Uma velha raposa política local, em razão das disputas polarizadas entre dois troncos familiares locais, costumava afirmar que, na Princesa do Agreste, ou se era carne de sol ou se era carne de charque. A referência era às famílias Lyra e Queiroz. 

Ao longo dos anos, motivadas pela dinâmica natural das disputas políticas, essas famílias foram se recompondo com outras forças políticas menores e, até mesmo, celebrando um armistício entre si, disputando eleições municipais unidas, diluindo suas divergências nos famosos forrós da Fazenda Macambira. Claro que os tapinhas nas costas, não raro, não passavam de meras formalidades. Comendo o minguau quente pelas beiradas, aliado à família Lacerda, o ex-locutor Tony Gel, gradativamente, foi introduzindo a chã de bode - de preferência a do Alto do Moura - ao cardápio político local. Já foi prefeito da cidade e hoje disputa, voto a voto, a hegemonia política local com uma filha da família Lyra, Raquel Lyra. Numa eleição tão disputada, é imprevisível fazer algum diagnóstico, mas, qualquer que seja o resultado daquela disputa, isso terá reflexos nas eleições de majoritárias estaduais de 2018. Como disse, até mesmo nas composições de chapa.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário