pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Nova obra de Michel Zaidan reúne artigos sobre marxismo
Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Nova obra de Michel Zaidan reúne artigos sobre marxismo

 
livro “Ensaios sobre Teoria” é uma publicação do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD) da Universidade Federal de Pernambuco. O conteúdo é uma espécie de prestação de contas de quem, como Zaidan, trabalhou durante muitos anos em universidades brasileiras, lecionando disciplinas de Teoria da História e Teoria Política.

Chico Porto - JC Agência



Por isso mesmo, a obra traz uma coletânea de ensaios, artigos, resenhas e notas tratando de alguns dos principais pensadores da modernidade (Hegel, Marx, Engels, Bobbio, Benjamin, Habermas e outros). São textos escritos em ocasiões diversas e com finalidades muito diferentes, mas eles ganham unidade na proposta editorial do livro.
Apresentam, em geral, o marxismo numa perspectiva crítica. Buscam compreendê-lo no interior da própria história das idéias socialistas e num diálogo permanente com outros autores marxistas brasileiros, como Octávio Brandão, Leandro Konder, Carlos Nelson Coutinho, José Paulo Netto e Marco Aurélio Nogueira.
Entre a variedade de temas abordados encontram-se o marxismo heterodoxo de Walter Benjamin e sua recepção no ambiente universitário brasileiro; o pensamento de Gilberto Freyre e Octávio Brandão, “um Lênin que poderia ter acertado”.
Michel Zaidan Filho é Professor do Departamento de História da Universidade federal de Pernambuco e coordenador do NEEPD. È autor de importantes obras sobre a formação e primeiros anos do comunismo no Brasil, entre elas estão Nas origens de um marxismo nacional, O PCB e a Internacional Comunista e Os comunistas em céu aberto.

O livro pode ser adquirido diretamente no Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (Neepd) da UFPE - endereço Avenida Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50670-901 ou do e-mail neepd@ufpe.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário