pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: 51% dos brasileiros, segundo o IPEC, não responsabilizam o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro.
Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de março de 2023

Editorial: 51% dos brasileiros, segundo o IPEC, não responsabilizam o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro.

 



É curioso, mas nada do que ocorreu no governo de Jair Bolsonaro foi por acaso. Aquele ar atabalhoado, expressando uma profunda desorganização era apenas uma aparência, ou, para ser mais preciso, uma forma de disfarçar as reais intenções que estavam por trás de algumas de suas ações, nem sempre de corte republicano, por vezes profundamente perniciosas para a população. Uma medida aqui outra ali, nem sempre com transparência exigida, e caminhávamos a passos largos para as profundezas anticivilizatórias, antidemocráticas e antirrepublicanas.  

Foram ações deliberadas, milimetricamente pensadas, com o objetivo de cumprir objetivos nefastos específicos. O mesmo raciocínio também se aplica à tentativa de golpe de Estado fracassada de 08 de janeiro, que envolveu fontes de financimento seguras, mentorias, apoio logístico e outras coisas do tipo, como orienta os manuais do gênero. Aqui ou na terra do Tio Sam, o ex-presidente nunca se proncunciou sobre tais mobilizações, seja condenando seus excessos, seja reprovando as ações da horda de bolsonaistas radicais que sairam às ruas, ensandecida, disposta a tomar o poder na marra, atacando violentamente as nossas instituições democráticas. Nunca foi devidamente claro sobre o assunto, o que era lido pelos radicais como um indício de que tais atos contava, sim, com o seu apoio. 

Até recentemente, um oficial da Polícia Militar de Brasília, ouvido numa CPI sobre aqueles atos, revelou alguns fatos importantes para entendermos o que se passou, de fato, no acampamento que reunia bolsonaristas radicais em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. Mas, como dizem os analistas, este país, não pode ser levado mesmo muito a sério. 51% da população ouvida numa pesquisa do Instituto IPEC isenta o ex-presidente de qualquer culpa por aqueles atos.Certo mesmo estava o filósofo Tim Maia, quando afirmava que o Brasil não poderia dar certo. É o país onde prostituta se apoixona, traficante se vicia, gigolô tem ciúmes e pobre é de direita. Resumiu bem o saudoso Tim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário