pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O PT deve caminhar com Boulos para a Prefeitura da Cidade de São Paulo, em 2024
Powered By Blogger

terça-feira, 7 de março de 2023

Editorial: O PT deve caminhar com Boulos para a Prefeitura da Cidade de São Paulo, em 2024



De acordo com o Ministro das Relações Instituciinais, Alexandre Padilha, Lula deve mesmo apoiar o nome do Deputado Federal Guilherme Boulos, do PSOL, para a Prefeitura da Cidade de São Paulo, nas eleições municipais de 2024. A repercussão desta notícia tem uma razão de ser. Afinal, não é todo dia que podemos observar o PT abdicar de sua condição de protagonista no campo das esquerdas no país. Unidade sim, desde que vocês nos apóem. O contrário é diversionismo, é tentar fazer o jogo da direita. Nem precisamos mencionar por aqui os casos mais emblemáticos, mas é importante lembrar o caso de Ciro Gomes, do PDT, quando Lula estava preso e não poderia disputar eleições presidenciais daquele ano.  

A eleição de São Paulo será mais um duelo renhido a ser travado entre as forças do campo progressista e as forças do campo do atraso, do retrocesso político e civilizatório. Ali deverá ser travada, nas eleições de 2024, o primeiro round de um embate que tende a se reproduzir nas eleições presidenciais de 2026. Antes, quando da hegemonia política dos tucanos, aquele reduto político era conhecido como tucanistão. Pelo andar da carruagem, os jornalistas precisam encontrar um termo que dê conta da atual condição dequela praça, que está se transformando numa trincheira do bolsonarismo. 

Os petistas não têm dúvidas de que o atual governador Tarcísio de Freitas, deverá disputar as próximas eleições presidenciais pelo campo das forças conservadoras, vale dizer, bolsonaristas. Segundo analistas, o cálculo político de Lula deixar seu feriado de carnaval na Bahia para acompanhar os trágicos acontecimentos das enchentes de São Gonçalo, teria este elemento em jogo. Antes que os petistas raízes nos trucidem, informamos que Lula tem a dimensão exata das responsabilidades do cargo que ocupa e é uma pessoal solidária e sensível ao sofrimento alheio. É um fato que tais fatores também pesaram em sua decisão.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário