pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Atentado contra Ed Soares é um atentado contra a blogosfera e a liberdade de expressão.
Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Tijolinho do Jolugue: Atentado contra Ed Soares é um atentado contra a blogosfera e a liberdade de expressão.


Pernambuco é um Estado que ainda possui alguns focos de crimes de pistolagem, sobretudo em regiões do interior do Estado ou fronteiriças. Recentemente foram a julgamento - e, finalmente, condenados - os assassinos do advogado e militante dos direitos humanos, Manuel Mattos, brutalmente assassinado, numa residência de veraneio, na praia de Pitimbu, já no Estado da Paraíba. Manuel Mattos denunciava os crimes de pistolagem que ocorriam na região fronteiriça entre os Estados de Pernambuco e da Paraíba, uma região conhecida como fronteira do medo. Ali, a violência tornou-se tão banalizada, que alguém poderia encomendar a morte de outra pessoa por apenas R$ 50.00. Certamente, isso se constitui num dos "gargalos" do Pacto pela Vida, uma vez que joga para cima as estatísticas de crimes de homicídios por causas violentas.  
Se estamos falando de Goiana, Itambé - Mata Norte, portanto - a região da Mata Sul também não fica atrás na ocorrência desses crimes de pistolagem. Fomos surpreendidos com o atentado ao blogueiro Ed Soares, que atuava na cidade de Barreiros. Ed mantinha uma atuação bastante contundente no sentido de denunciar os crimes da administração pública. Ele foi vítima de um atentado quando regressava à sua residência. Há vários indícios que apontam para um crime de pistolagem. Há alguns anos atrás, um outro blogueiro foi morto no Estado do Maranhão. Uma das primeiras peças investigativas da polícia foram as suas postagens. Queriam saber quem havia sido atingido por suas denúncias e que, supostamente, teriam interesse em assassiná-lo. Os executores do crime teriam sido presos e condenados, mas os mandantes continuam impunes, numa evidência inequívoca de que a justiça neste país só funciona para alguns.  

Depois se descobriu que Décio Sá sabia demais. Poderia ter sido morto apenas porque detinha informações valiosas. De posse de uma agenda pessoal, a Polícia Civil do Estado do Maranhão, logo em seguida, desencadeou uma operação que resultou na prisão de várias pessoas, entre políticos, agiotas e empresários. Alguns deles ocupando cargos públicos. E havia quem jurasse que ele havia sido morto em razão das denúncias sobre as putarias dos políticos do Estado com garotas de programa do Estado vizinho do Piauí. Putarias financiadas com dinheiro público, registre-se. Comenta-se que o estado de saúde de Ed Soares é bastante grave. A propósito, cadê a sua agenda? Consideramos o atentado contra Ed Soares como um atentado à blogosfera. Um atentado contra a liberdade de expressão e o direito inalienável do cidadão em fiscalizar as ações do poder público. A esfera pública no nosso Estado tornou-se algo efêmero, posto que dominada por grupos e oligarquias guiadas unicamente por interesses comezinhos, dispostas a tudo para apear os desafetos. Esse é o tipo de postagem que segue direto para a entidade que nos solicitou informações sobre o Pacto Pela Vida. Não adianta rastrear o meu e-mail, como fiquei sabendo que o fazem, porque eu tenho para mais de 10, um para cada finalidade específica. Ah! já ia esquecendo: E algumas agendas pessoais também. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário