pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Líder dos Panteras Negras é libertado da solitária depois de 43 anos.
Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Tijolinho do Jolugue: Líder dos Panteras Negras é libertado da solitária depois de 43 anos.

 


Albert Woodfox, integrante do grupo Panteras Negras, foi libertado após ser mantido por 43 anos numa solitária. Agora com 68 anos, Woodfox informa que presenciou muitos companheiros tombarem pelo caminho, depois de serem submetidos à mesma tortura que lhes foi imposta. Os Panteras Negras era um grupo que lutava contra práticas de cunho racistas cometidas pela sociedade americana, evidentemente, contra os negros. Foi detido sob acusação de roubo e, na prisão, acusado de assassinar um guarda, numa rebelião, motivo pelo qual foi conduzido à solitária, onde permaneceu por 43 anos, até recentemente. Ele nunca assumiu nenhum desses crimes. 

Neste último caso, o da morte de um guarda, até a viúva se juntou ao movimento que pedia sua saída da solitária. Os Estados Unidos possuem o maior sistema prisional do mundo, concentrando a maior população carcerária do planeta. Uma boa parte deste sistema é mantido pela iniciativa privada. Se com o Estado gerenciando esse troço torna-se difícil falar em "ressocialização", vocês bem podem imaginar a desgraça que é o capital por trás dessas atribuições do Estado. Estamos fazendo um curso de ética e é muito comum alguns imagens, como a tolerância, as virtudes, a laicidade, o equilíbrio, a justiça. Ontem foi um dia ótimo, porque a discussão se deu em torno da filosofia aristotélica, onde há um capítulo muito interessante, que pode - e deve - ser remetido ao debate atual sobre as cotas. Penso não haver discussão séria sobre as questões relativas às cotas para as IFES sem a presença de Aristóteles. Por mais que me esforce, não encontro nenhuma justificativa plausível para se manter alguém numa solitária por 43 anos. É demasiadamente desumano.

Outro dia, num curso sobre a doutrina liberal, o professor falava sobre a permanente preocupação dos liberais em "limitar" o poder do Estado. Ao longo da história, vários mecanismos foram criados ou aperfeiçoados para dar suporte essa inquietação dos liberais. Não se entende como não houve a possibilidade de a sociedade civil agir para evitar essa atrocidade cometida contra Woodfox. Em última análise, isso significa que os sistema de pesos e contrapesos - a despeito da tentativa de proporcionar um equilíbrio na garantia dos direitos individuais - ainda é muito falho. A mão do Estado pesou muito forte sobre o então jovem Woodfox, que perdeu quatro décadas de sua vida num cubículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário