pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Mais uma vítima do transporte público na RMR
Powered By Blogger

terça-feira, 16 de junho de 2015

Tijolinho do Jolugue: Mais uma vítima do transporte público na RMR

 

O transporte público na região metropolitana do Recife é ruim. Parece que estamos todos de acordo quanto a isso. Poderia passar uma tarde demonstrando aqui porque o nosso transporte público é tão ruim. Parte dessa responsabilidade, certamente, pode ser creditada ao poder público, que não toma medidas para contornar esses problemas; que não exige das operadoras do setor que seja dado um tratamento digno e decente aos usuários; que não melhora as condições de mobilidade ou desatravanca o trânsito, que vem se tornando caótico; que não investe em políticas de infraestrutura que poderiam minimizar esses problemas; que não adota medidas eficazes de combate à violência nos coletivos.

O resultado, no final, é que temos um transporte público caro e ruim, susceptível a todo tipo de ocorrências, como estas recentes, onde dois jovens estudantes, em pouco mais de um mês, tornaram-se vítimas fatais desse conjunto de desmandos, que o poder público parece assistir passivamente. Nos dois casos em particular, há de de registrar a falha humana dos dois condutores. Mesmo assim, embora atenuante, essa circunstância é reflexo, igualmente, da crescente precarização do trabalho dos rodoviários. Trata-se de uma categoria que, praticamente todos os anos, passam alguns dias parados, reivindicando a melhoria das suas condições de trabalho. Capital e poder público sempre empurram o problema com a barriga, tratando alguns questões pontuais, mas deixando de realizar o enfrentamento dos problemas estruturais do setor de transporte urbano público. 

Esses profissionais trabalham sob muita tensão, sobretudo num trânsito caótico como o nosso. Nos dois casos específicos, também não se pode desconsiderar, infelizmente, a responsabilidade dos condutores. A jovem que morreu na Várzea, Camilla Mirela Pires, ficou com a bolsa presa pelo lado de fora da porta. Porta reaberta, carro em movimento, a jovem caiu, vindo a ser atropelada. Uma sequência de erros macabra. No caso do jovem, Harlynton Lima, estudante da UFRPE, depois de insistir para que o condutor do veículo abrisse a porta, resolveu pendurar-se nela. Num movimento brusco do veículo, ele não conseguiu segurar-se e caiu. Não entendo como o condutor deu partida no ônibus com o jovem pendurado, pedindo para subir no coletivo. Uma falha imperdoável. Nossos sentimentos à família desses dois jovens, com o apelo ao poder público e à sociedade civil para que, juntos, possamos tornar o transporte publico do Recife mais "humanizado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário