pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: A corrida ao Palácio Antonio Farias já começou
Powered By Blogger

terça-feira, 16 de junho de 2015

Tijolinho do Jolugue: A corrida ao Palácio Antonio Farias já começou


 


Muito natural que já ocorram uma movimentações em torno das eleições para a Prefeitura do Recife, em 2016. Afinal, já cruzamos o cabo da boa esperança. Em visita ao Recife, o dirigente nacional do PDT, Carlos Lupi, o Lupinho, para os íntimos, já sinalizou que o partido pode lançar candidatura própria nas próximas eleições para o Palácio Antonio Farias. Nas eleições passadas, escrevemos uma série de 30 artigos sobre aquelas eleições, que culminou com a vitória de Geraldo Júlio, do PSB, avalizado pelo ex-governador Eduardo Campos. O último deles, muito antes das eleições, publicado no site de uma instituição federal local, previa a vitória inevitável do candidato socialista, o que nos causou alguns problemas, sobretudo entre companheiros petistas. 
 
Essa história de "campo social", para usarmos uma linguagem do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, é, na realidade, um grande problema. Mas, vamos em frente. Pelo andar da carruagem política, o PSDB parece fechado em torno do nome de um Coelho. Tudo indica que o Deputado Estadual, Daniel Coelho(PSDB), será mesmo candidato à Prefeitura da Cidade do Recife, nas próximas eleições municipais. Penso que já está na hora de voltarmos a acompanhar, com mais assiduidade, este assunto. Vamos jogar o xadrez político de 2016, num ano de bastante combustão. João da Costa, que andava sumido, voltou a dar o ar de sua graça. Que o matuto de Angelim não seja subestimando nas costuras internas da agremiação. João Paulo, ex-prefeito da cidade, foi um nome hoje lembrado por alguns internautas ligados à legenda petista. 

Sem mandato e sem ocupar alguma diretoria ou escritório de representação estadual de alguma instituição federal, João voltou a estudar. Por enquanto, era o melhor que poderia fazer. O esboço de uma provável candidatura de Antonio Campos, em Olinda, balançou um tabuleiro que, talvez, precise ser rearrumado na combalida base de sustentação do prefeito Geraldo Júlio, em Recife. Os movimentos do PCdoB, hoje, atendem a uma lógica estritamente pragmática. Talvez por isso mesmo o esboço de uma candidatura socialista em Olinda seja de difícil equacionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário