pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: A Casa da Rabeca transforma-se num comitê eleitoral dos socialistas.
Powered By Blogger

domingo, 28 de junho de 2015

Tijolinho do Jolugue: A Casa da Rabeca transforma-se num comitê eleitoral dos socialistas.







Como já afirmamos, hoje, domingo, em grande estilo, o escritor Antonio Campos comemorou seu aniversário no tradicional reduto cultural da Casa da Rabeca, em Olinda. Na realidade, afirmar que Antonio Campos é um neófito na política constitui-se, tão somente, uma tentativa de estabelecer um procedimento didático, posto que, quando o irmão era vivo, ele já mantinha uma participação ativa nos bastidores da política estadual, embora nunca tivesse antes disputado uma eleição. As movimentações indicam que, desta vez, torna-se quase certa sua participação nas eleições de 2016, em Olinda. A festa de Antonio Campos foi bastante concorrida, contando com a presença de lideranças comunitárias, populares, e a fina flor do staff político socialista do Estado. 

Possivelmente, trata-se de uma candidatura que irá provocar alguns desarranjos políticos na aliança mantida pelo partido com os comunistas do PCdoB. Curiosamente, as lideranças do partido não foram convidadas. E olha que eles adoram uns canapés, uns comes e bebes. Os comedimentos ficaram no passado. Lá para os idos dos anos 60. Hoje, eles estão bem adaptados à dolce vita da burguesia. Pode se fazer algumas leituras, principalmente a política, com o propósito de explicar a ausência dos comunistas entre os convivas. Através de um artigo em seu blog, o escritor Antonio Campos teceu alguns comentários críticos sobre a administração municipal, a princípio, no tocante às políticas educacionais da gestão comunista de Renildo Calheiros​. Isso indica que, para viabilizar-se eleitoralmente como alternativa, o irmão do ex-governador deverá centrar fogo sobre a atual gestão do município, algo que, pontualmente, já vem fazendo.

A festança da Casa da Rabeca, então, passa a se constituir num bom termômetro político sobre as próximas eleições municipais de 2016, em Olinda e, por tabela, em Recife. Algo nos informa que aquele espaço cultural deverá se constituir numa espécie de comitê eleitoral socialista. A entrada de Antonio Campos no "jogo eleitoral" olindense está provocando uma série de "cismas" entre políticos "tradicionais" do município. O principal argumento da rejeição é que ele é um forasteiro. Eis aqui um problema que ele terá que contornar. Entre as lideranças políticas locais e, possivelmente, também entre o eleitorado. Sua inserção no campo literário da cidade não seria suficiente para credenciá-lo.

Apesar do desgaste da gestão de Renildo, Olinda continua estratégica nos planos do PCdoB. Nas últimas eleições municipais de 2012, Olinda foi apontada como "prioridade das prioridades" pelo partido. A cúpula da agremiação, se era assim, deveria ter avisado isso a Renildo, no sentido de que ele cuidasse melhor da joia da coroa. Agora mesmo ficamos sabendo que também circula pelo You Tube um vídeo comemorativo ao aniversário do escritor Antonio Campos.  Mas não compete a nós fazermos julgamentos. Os atores delegados para isso são outros e eles já se pronunciaram sobre o assunto,  afirmando que não há nada demais nisso. Coisas da política, meu filho.

Crédito da Foto: Agência Folha/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário