pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: João Dória vence as prévias tucanas
Powered By Blogger

domingo, 28 de novembro de 2021

Editorial: João Dória vence as prévias tucanas

 



Finalmente, as prévias tucanas chegaram ao fim, com a vitória do governador de São Paulo, João Dória(PSDB-SP), que venceu os concorrentes Eduardo Leite(PSDB-RS) e Arthur Virgílio(PSDB-AM). Este editor não se equivou ao afirmar que o governador paulista estava blefando ao anunciar que ganharia essas prévias com mais de 70% dos votos. Ao contrário, o jogo foi bastante equilibrado: João Dória: 53,99%, Eduardo Leite: 44,66% e Arthur Virgílio: 1,35%. Para as câmaras, foi ensaiado um discurso de unidade, de soma, mas, a rigor, os tucanos estão irremediavelmente cindidos, o que deve ser refletir nas quadras estaduais, onde candidatas como Raquel Lyra(PSDB-PE), prefeita de Caruaru, possivelmente encontrará alguma dificuldade de montar o palanque do governador paulista no Estado, pois moveu moinhos pela vitória de Eduardo Leite(PSDB-RS). 

Aliás, até os mais renhidos adversários dos tucanos sabem que Eduardo Leite(PSDB-RG) seria um melhor candidato para o partido. Como disse antes, as taxas de rejeição de João Dória(PSDB-SP) são altas mesmo dentro do campo político, onde ele atua, para usarmos uma expressão de Pierre Bourdieu. Apesar dos discursos contundentes, é muito pouco provável que ele venha a empolgar o eleitorado da terceira via, assim como será difícil uma composição com outras forças políticas do chamado centro,que já anteciparam que não abririam um canal de negociação com os tucanos se o nome vencedor fosse o de Dória.

Dória, preferencialmente - como, aliás, já vem fazendo há algum tempo - lançará suas baterias de críticas ao presidente Jair Bolsonaro(Sem Partido) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP), que lidera, até o momento, todas as pesquisas de intenção de voto. O ex-juiz Sérgio Moro(Podemos) ainda não entrou no seu radar. Ele chegou a prestigiar, salvo melhor juízo, a festa do Podemos que lançou o nome do ex-juiz como candidato presidencial, o que sugere que haja algum pacto de não agressão entre eles. Moro é o único nome da terceira via que mantém um canal de negociações com o governador tucano. 

A definição dos tucanos pelo nome de Dória ajuda os demais partidos a tomarem alguma decisão sobre o imblóglio político envolvendo a quadra de São Paulo, onde os rumos que Dória tomaria seria uma variável importante para as definições de candidaturas, alianças e estratégias dos partidos naquele estado, que se constitui no maior colégio eleitoral do país.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário