pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: Como fica a situação do PL em Pernambuco?
Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Tijolinho: Como fica a situação do PL em Pernambuco?




Como já tratamos deste assunto por aqui, em editorial, as coligações celebradas no plano nacional, dificilmente se reproduzem nos Estados da Federação. Os interesses específicos dos parlamentares nos estados, consoante os arranjos com os governadores, interferem bastante nesse processo, dificultando essa utópica harmonização. A princípio pode parecer surreal, mas, nas eleições de 2018, em alguns municípios, lideranças locais do PT estavam alinhadas com forças políticas bolsonaristas. 

Há muitas especulações a este respeito, mas, concretamente, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido)ainda não montou seu palanque aqui no Estado de Pernambuco. Há quem afirme que ele teria preferência pelo seu amigo pessoal, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto(PSC), a quem já tratou como governador numa visita que fez ao estado. Ao longo desses embates entre o presidente Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, descobre-se que Pernambuco era um desses estados problemáticos, onde o presidente não admitiria que o PL apoiasse os inimigos do bolsonarismo. 

Até o flerte do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira(PL), com a então candidata do PT à Prefeitura da Cidade do Recife, nas eleições municipais de 2018, entrou nessa conta. Uma decisão política, aliás, onde a então candidata também foi muito criticada pelo seu alinhamento às forças conservadoras do Estado. Agora, mais uma vez, Anderson Ferreira se vê às turras com este desfecho em Brasília, o que, certamente, o obrigará a tomar outros rumos, se deseja manter a aliança com a tucana Raquel Lyra(PSDB), que pretende candidatar-se ao Governo do Estado nas próximas eleições estaduais. Pelo menos no plano nacional, os tucanos seguem rumos políticos diametralmente opostos ao do presidente Jair Bolsonaro.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário