pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial : A repercussão da viagem de Lula à Europa.
Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Editorial : A repercussão da viagem de Lula à Europa.

 

Repercute bastante a viagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP) realiza pelo continente europeu. Tem conversado com transeuntes; recebido com honras de chefe de Estado, na França; aplaudido de pé no Parlamento Europeu; participado de debates importantes para o mundo. Há quem diga que os grandes jornais do país não estão dando a cobertura devida à viagem de Lula à Europa, mas, para quem acompanhou o noticiário dos últimos dias, informo que o tradicional Jornal Nacional abriu um espaço para tratar deste assunto. E, como se sabe, o Jornal Nacional ainda continua como um bom parâmetro para analisar a cobertura da mídia sobre determinados assuntos. Para o bem ou para o mal, não é incomum as expectativas que se formam na opinião pública em torno de como determinados assunto foram abordados no jornal da família Marinho.  

Importantes revistas de circulação nacional também tem abordado bastante esta viagem. Por outro lado, as próprias redes sociais se encarregam, hoje, de disseminar alguns fatos, mesmo quando eles são ignorados por alguma mídia mais tradicional. De forma que consideramos a cobertura bastante razoável. Outro dado positivo é que - salvo na torcida do time adversário - não li nada desfavorável sobre este assunto. Até porque, o ex-presidente está sendo muito bem recebido pelos amigos europeus. Lula está do lado certo, da defesa da vida, do meio ambiente, do combate à fome, ao desemprego, do direito à educação.Isso ajuda bastante. Emocionante aquele seu encontro com uma aluna do Benin, país africano, que, hoje, faz doutorado na França, mas havia estudado Ciência Política no Brasil, graças ao amplo programa de expansão e interiorização de IFES e Institutos Técnicos, o que facultou amplas oportunidades educacionais no país durante o seu governo. Neste caso, ela ainda carrega o emblema de ser da raça negra, aqueles mais beneficiados por tais programas. 

Salvo os ajustes necessários na sua política de alianças - com o propósito de disputar mais uma vez as eleições presidenciais do próximo ano - Lula encontra-se em céu de brigadeiro.Vai muito bem nas pesquisas de intenção de voto, conforme discutimos por aqui em outro editorial, de acordo com a última pesquisa do Instituto Vox Populi. Abriu mais de 20 pontos sobre o seu principal oponente, uma vantagem bastante razoável. Ainda há uma grande expectativa acerca do comportamento do eleitorado em relação ao pelotão da terceira-via. Há uma eleitorado robusto, mas que ainda não escolheu seu candidato, a despeito das inúmeras opções que já se lançaram ou desejam fazê-lo. A viabilidade de um candidato da terceira via poderia mudar tal cenário de franco favoritismo do candidato do Partido dos Trabalhadores.  

Mais uma vez não custa repetir que pesquisa de inteção de voto reflete uma fotografia de um determinado momento. É bastante elucidativa uma pérola de reflexão de uma raposa política mineira, Magalhães Pinto, que se aplica à realidade das pesquisas. Política é como as nuvens. Ora elas estão de um jeito, ora estão de outro. Parecia improvável, por exemplo, uma reconciliação entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto. Hoje eles trocam juras de amor eterno(?), com o presidente recebendo carta branca para dar as coordenadas políticas em alguns Estados da Federação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário