pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Afinal, para onde caminha o governador gaúcho Eduardo Leite?
Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Editorial: Afinal, para onde caminha o governador gaúcho Eduardo Leite?


O fato de ter perdido as prévias no PSDB para o governador paulista João Dória Junior(PSDB_SP), possivelmente, causou alguns problemas para o governador gaúcho, Eduardo Leite(PSDB-RS), que deseja habilitar-se para disputar a Presidência da República nas próximas eleições. Ainda é bastante jovem, mas, como ele mesmo afirma, cavalo selado não pode passar batido. Dória até tentou, mas não há como reestabelecer os padrões de relação entre vencedores e derrotados. Há um grupo de tucanos do bico fino dissidentes, que, em sua maioria, orbita em torno de Eduardo Leite, e pretendem inserir o governador no processo sucessório, dentro das dimensões que ele conquistou no cenário político nacional. 

Há, por outro lado, frequentes namoros do PSD de Gilberto Kassab ao governador, numa perspectiva, inclusive, de que ele possa constituir-se num plano "B", como pré-candidato presidencial, caso o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco(PSD-MG), desista da empreitada. O nome de Rodrigo Pacheco foi lançado com grandes pombas, mas a chamada terceira via parece não deslanchar. Especula-se que até mesmo o pré-candidato melhor posicionado neste ranking, o ex-juiz Sérgio Moro(Podemos) possa desistir da candidatura. 

A articulação dos dissidentes do PSDB seria no sentido de uma aproximação com o MDB, tendo como referência a pré-candidata Simone Tebet(MDB-MS). Antecipando-se a estas manobras, o grupo do PSDB que apoia o governador João Dória costura uma federação com o MDB e o União Brasil, esvaziando, assim, as tecituras dos dissidentes tucanos. O Presidente Nacional da legenda tucana, o pernambucano Bruno Araújo(PSDB-PE), terá muito trabalho pela frente, no sentido de apaziguar as coisas dentro do ninho. Já andou fazendo um apelo para que o governador gaúcho não deixe a legenda, filiando-se ao PSD de Kassab.

Difícil fazer alguma previsão sobre o destino do governador gaúcho, que contou com o apoio de muita gente boa dentro - e fora, ao que parece - do ninho tucano. Apesar do seu flerte com o bolsonarismo no passado, Eduardo Leite é um nome leve, possivelmente com um futuro muito promissor na política. Quando esteve aqui no Estado, foi muito bem recebido pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra(PSDB-PE), candidata ao Governo do Estado nas próximas eleições. Falar em carne para gaúcho é um tanto quanto temerário, mas não é improvável que ele tenha experimentado a chã de bode do Alto do Moura.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário