pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Em mais uma pesquisa, Lula consolida liderança com chances de vencer no primeiro turno.
Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Editorial: Em mais uma pesquisa, Lula consolida liderança com chances de vencer no primeiro turno.


Como afirmamos num dos nossos editoriais, nos últimos dias as movimentações políticas tornaram-se intensas entre os pré-candidatos presidenciais às eleições de outubro. Isso ocorre, naturalmente, em razão de uma conjunção de fatores. Há, por exemplo, entre alguns deles, uma espécie de pelotão do "balão de ensaio" que podem ou não viabilizarem-se como candidatos presidenciais efetivos. Candidatos mesmo, por enquanto, apenas o presidente Jair Bolsonaro(PL), que concorre à reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP), que pretende retomar o assento no Palácio do Planalto. 

O ex-juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro(Podemos) ostenta uma taxa altíssima de rejeição - principalmente aqui no Nordeste - e o seu partido, o Podemos, não possui a capilaridade política que ele gostaria, facilitando a construção de palanques nos Estados. Anda tão nervoso com os constantes convites de Ciro Gomes(PDT-CE) para os debates que acabou, no dia de ontem, em visita ao Ceará, tropeçando na geografia ao identificar, naquele Estado da Federação, uma região de Agreste. Aquele Estado, depois do belo litoral, possui um castigado Sertão. 

João Dória não decola nas pesquisas e ainda conta com a artilharia pesado do "fogo amigo', ou seja, tucanos de bico fino que rejeitam sua candidatura e retomam o diálogo com o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB-RS),assediado pelo PSD de Gilberto Kassab, que tenta viabilizar sua candidatura presidencial pela legenda. O próprio MDB - seria melhor especificar parte dele - teria interesse em seu passe, quem sabe para compor uma chapa com a pré-candidata oficial da legenda,a senadora Simone Tebet(MDB-MS). Não nego que poderia ser uma boa parceria. 

Em mais uma pesquisa de intenção de voto, desta vez realizada pelo Instituto Quaest\Genial, e divulgada no dia de ontem, o ex-presidente Lula consolida sua liderança e abre a possibilidade de vencer o pleito ainda no primeiro turno. Lula crava 45% das intenções de voto. Embora essa possibilidade apareça em mais de uma pesquisa, seria precipitado concluir por sua assertiva, uma vez que a campanha pretende ser pesada e estamos apenas no iníciodo jogo. Aliás, legalmente, nem no início. 

Registro aqui, como um fato novo nessas pesquisas, o bom desempenho do pré-candidato do Avante, o Deputado Federal por Minas Gerais, André Janones, cravando 2,2% das intenções de voto. Sua pré-candidatura foi lançada há bem pouco tempo, aqui no Recife. É surpreendente que ele já apareça com os mesmos percentuais do governador paulista João Dória, que governa um Estado como São Paulo e prenuncie sua candidatura desde longas datas. Outro fato curioso é que André, mesmo considerando as margens de erro desses institutos, apresenta o dobro de crescimento em relação a última pesquisa de intenção de voto divulgada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário