pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula já acusa o impacto do crescimento de Jair Bolsonaro
Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Editorial: Lula já acusa o impacto do crescimento de Jair Bolsonaro



Depois de três pesquisas de intenção de voto apontarem uma reação do presidente Jair Bolsonaro(PL) - e uma advertência do companheiro Guilherme Boulos(PSOL) - Lula parece ter entendido que chegou o momento de começar a usar uma linguagem mais contundente para enfrentar o crescimento do bolsonarismo. Pela suas redes sociais, ele chama a atenção dos brasileiros para a necessidade de um enfrentamento mais efetivo de um governo autoritário. É preciso tomar muitos cuidados com essas estratégias que, por vezes, ou não se configuram como uma reação com resultados positivos ou podem, até mesmo, ter um efeito contrário, do tipo massa de bolo, sobretudo num pleito como o nosso, com essa intermitente polarização. 

Hoje este editor não tem mais dúvidas sobre uma reação do presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto. A lógica de racionalidade é clara. Um primeiro levantamento apontou uma melhoria nos seus índices de avaliação e uma melhoria na percepção do eleitorado sobre os rumos da economia. As duas pesquisas subsequentes, por seu turno, confirmaram o que já se esperava, ou seja, o crescimento da candidatura do presidente, ao diminuir a diferança que o separava do petista. Duas pesquisas de intenção de voto - realizadas depois da IPESPE - confirmaram essa tendência: a do PoderData e a da CNT.

Como mostramos aqui, o companheiro Boulos acendeu a luz amarela em torno do assunto, ao advertir sobre o perigo do impacto de um programa como o Auxilio Brasil num momento como este, onde existem 18 milhões de cidadãos e cidadãs - com título de eleitor - que receberão o benefício. É um contingente que, dada a premência da necessidade - por estarem passando fome - ficam numa situação de extrema vulnerabilidade, pouco se importando que se trate de um programa com prazo de validade determinado. 

Não deixa de ser curioso que, até bem pouco tempo, Lula estava preocupado com o fato de que o presidente Jair Bolsonaro estava derretendo muito rápido. Parou de derreter e está até crescendo nos últimos levantamentos de intenção de voto, o que implica em novos padrões de preocupações. O aliado Randolfe Rodrigues, senador pelo Amapá, desistiu do projeto de concorrer ao Governo do Amapá para assumir um posto estratégico na campanha do petista, sempre afirmando ser mais importante, neste momento, derrotar o presidente Jair Bolsonaro. Colocando mais lenha na fogueira da polarização, afirma ser uma luta da democracia contra o autoritarismo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário