pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: O assassinato de Albérisson Carlos, presidente da Associação de Cabos e Soldados.
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Tijolinho: O assassinato de Albérisson Carlos, presidente da Associação de Cabos e Soldados.



Repercute bastante nos meios políticos e militares a morte do policial militar reformado Albérisson Carlos, que presidia a Associação de Cabos e Soldados e Bombeiros Militares. Pelas características do crime, é quase certo que se conclua por uma execução, pois os assassinos já estavam à espera da vítima, quando este deixou a sede da Associação para pegar o seu carro. A hipótese de um crime político não está completamente descartada, sobretudo se entendermos os inúmeros embates enfrentados por Albérisson Carlos da Silva na condição de presidente daquela Associação, inclusive na liderança de movimentos grevistas dentro da corporação militar, onde chegou até a ser preso por insubordinação. A questão, agora, é saber quem teria interesse na morte do presidente da Associação de Cabos e Soldados e Bombeiros Militares? 

Houve uma época em que este blog mantinha uma linha editorial tratando especificamente sobre violência urbana. Dependdendo da abordagem, isso, naturalmente, implicava em alguns transtornos. Acompanhávamos, criticamente, o Pacto pela Vida com a mesma diligência do ex-governador Eduardo Campos. Por essa época, ainda não havia dimensionado as preocupações do diplomata Oliveira Lima, que aconselhava ao jovem escritor Gilberto Freyre - recém-chegado dos seus estudos na Universidade de Columbia - a não enveredar pelo caminho da crítica aqui no Estado. Violência urbana era um assunto que dominávamos um pouco, o que nos facultavam fazer algumas considerações pertinentes sobre o assunto, sempre orientado pelo interesse público, mas, quase sempre, assim não entendidas.  

Quando você se refere ao aumento da violência urbana, por exemplo, sugere-se que possamos estar criticando o trabalho das polícias civil e militar, quando, na realidade, a questão é bem mais complexa. Até recentememte, os policiais civis do Estado entraram em greve, cuja pauta de reinvidicações é bastante extensa. O não atendimento desses pleitos - que são justos- por exemplo, vão ter reflexos diretos nos resultados alcançados pelo sistema de segurança pública do Estado. Um bom exemplo disso são as condições de trabalho precário nas unidades, alertado pelo sindicato da categoria. Os sentimentos do blog ao familiares de Albérisson Carlos, esperando que o caso seja elucidado o mais breve possível.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário