pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Eduardo Leite salva a terceira via?
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Editorial: Eduardo Leite salva a terceira via?



As chamadas pré-candidaturas da terceira via estão estagnadas nas pesquisas de intenção de voto realizadas até este momento. Isso não seria desesperador se houvesse algum indicativo de que tal situação pudesse ser revertida em algum momento. Não há. Ao contrário, muitos pré-candidatos já admitem renunciarem às suas pré-candidaturas, diante de tal contexto. Enquanto a candidatura do presidente Jair Bolsonaro(PL) pode estar esboçando sinais de alguma reação, o candidato Lula amplia suas articulações com o centro político, por entender que esta é a única estratégia para garantir seu favoritismo. 

As pesquisas de intenção de voto indicam uma "estabilidade" - dentro da margem de erro - da candidatura do ex-juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro(Podemos). Sua estratégia seria angariar o apoio de um eventual eleitorado bolsonarista que se encontrava na orfandade. Pelo andar da carruagem político, no entanto, os "desviados' - para usarmos uma expressão dos evangélicos - estariam voltando ao rebanho.É diante deste contexto que o nome do governador gaúcho, Eduardo Leite(PSDB-RG), voltou a ser lembrado como uma eventual alternativa para fazer a terceira via, enfim, aparecer nas pesquisas de intenção de voto. 

Diante de tais embaraços - e da relutância do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco(PSD-MG) em assumir sua pré-candidatura - o Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, convidou o governador para ingressar na legenda e habilitar-se como pré-candidato. Dissidentes do ninho tucano também estariam em processo de amplas negociações com Eduardo Leite, igualmente com este propósito. Esses atores políticos acreditam na possibilidade de o governador Eduardo Leite(PSDB-RG) romper esse paradigma. 

Não temos dúvidas de que Eduardo Leite seria um bom candidato. Seria bom para a democracia vê-lo participando dos debates presidenciais, pois se trata de um político jovem, com um grande potencial pela frente. No entanto, não seria possível predizer que ele seria capaz de superar a maldição da terceira via no cenário político brasileiro, historicamente marcado por tal polarização. E, por falar em polarização, Eduardo Leite atua num contexto político bastante polarizado, como é o caso do seu Estado, o Rio Grande do Sul. Ali, ou se é gremista ou se é colorado. Não há uma terceira via.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário