Liderando as primeiras pesquisas de intenção de voto como candidata ao Governo do Estado, seria natural que batesse aquele entusiasmo entre os partidários e o staff de campanha da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra(PSDB-PE), o que justifica o fato de tanto alarde em torno do assunto. Claro que muita água ainda irá rolar no rio dessas eleições até outubro, mas um dado nada desprezível neste contexto é que a prefeita mantém uma estabilidade nas pesquisas desde algum tempo. Ela desponta, como observam alguns dos seus correligionários, como uma espécie de fenômeno eleitoral.
É mulher, tem carisma, vem ancorada numa gestão bem avaliada pela população, mesmo assim, ainda precisamos explicar como ela consegue erradiar essas energias positivas por todo o Estado de Pernambuco, tendo caído em campo - através do Movimento Levanta Pernambuco - até bem pouco tempo.Talvez algumas pesquisas qualitativas pudessem ajudar no sentido de desvendar esse "fenômeno". Uma das possibilidades é o fato de ser mulher, pois as mulheres - tanto no Executivo quando no Legislativo - estão fazendo a diferença na política pernambucana. Em torno dela gravitam, inclusive, a "danadinha" da Priscila Krause e a guerreira Marília Arraes, com quem tem uma boa interlocução. Ambas muito cotadas na bolsa de apostas eleitorais. Marília aparece muito bem como alternativa ao Senado Federal, de acordo com levantamento do Instituto Opinião, assim como existe uma verdadeira torcida para que Priscila integre uma chapa com Raquel Lyra.
Raquel sofre uma oposição cerrada dos seus adversários políticos em Caruaru, mas nada disso consegue ofuscar o seu brilho. Raquel enfrenta algumas dificuldades pontuais, como a necessidade de tornar-se mais conhecida em redutos metropolitanos e do Sertão do Estado, mas as costuras políticas estão apenas no começo. Um outro problema são essas composições partidárias, formação de chapas proporcionais, mas isso é um problema generalizado. Já há quem esteja jogando a toalha em relação a essas federações. Até o momento, apenas uma foi formalizada, reunindo o PSDB e o Cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário