pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Um momento de intensas costuras políticas.
Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Editorial: Um momento de intensas costuras políticas.



Um analista político menos atento pode ficar perdido diante das intensas movimentações políticas dos últimos dias no cenário nacional. Setores descontentes com o resultado das prévias do PSDB estariam procurando desembarcar noutro grêmio partidário com o propósito de apoiar outra candidatura que não a do vencedor, o governador de São Paulo, João Dória(PSDB-SP). Dória ainda não aparece bem nas pesquisas de intenção de voto, mas as desavenças foram construídas bem antes das prévias. A verdade é que existem tucanos de bico fino que não engolem o engomadinho. 

Uma dessas lideranças, o senador cearense Tasso Jereissati(PSDB-CE), por exemplo, é um entusiasta do nome da companheira de Senado Federal, Simone Tebet(MDB-MS). Essa união poderia envolver, igualmente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, hoje um ator político bastante cortejado. Segundo dizem, até mesmo o PSD, de Gilberto Kassab, estaria sondando o político gaúcho para assumir uma candidatura presidencial pela legenda. E, por falar em PSD e Gilberto Kassab, hoje ele esteve com o pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, numa conversa para costurar o apoio da legenda ao partido já no primeiro turno das próximas eleições presidenciais. Lula possui um grande trunfo. Lidera todas as pesquisas de intenção de voto, podendo vencer as eleições aianda no primeiro turno. 

Matreiro, Kassab afirmou existir uma fenda, mas o partido prefere aguardar as sinalizações das nuvens. Lula, na realidade, procura antecipar-se às movimentações do pré-candidato Ciro Gomes(PDT-CE), que saiu uma casa na frente, mantendo um proveitoso encontro com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, estabelecendo uma aliança para disputar o Governo do Rio de Janeiro nas próximas eleições. As articulações entre o PDT e o PSD no Rio de Janeiro foram tão bem-sucedidas que o pré-candidato presidencial pedetista pretende ampliá-la para o plano nacional.O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil(PSD-MG), seria o próximo alvo no radar do pré-candidato do PDT. 

Como a noiva mais cobiçada da capital federal, o União Brasil continua fazendo-se de difícil, ante os sinais emitidos  por diversas legendas. O MDB de Simone Tebet(MDB-MS) é - e não aquele MDB controlado por oligarquias regionais - hoje, o pretendente que consegue os maiores avanços em obter sua mão. Caso tais negociações se viabilizem, um dirigente da futura legenda deve indicar um candidato a vice. Por enquanto, Simone Tebet ainda não aparece bem nas pesquisas de intenção de voto, mas existe uma grande expectativa em torno do seu nome.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário