pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O bom exemplo dos parlamentares do"Novo" com o uso do dinheiro público.
Powered By Blogger

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Editorial: O bom exemplo dos parlamentares do"Novo" com o uso do dinheiro público.



Bons exemplos com o uso do dinheiro público são raros neste país. Outro dia comentamos por aqui sobre alguns procedimentos - não necessariamente de corte republicano - no uso dos recursos do fundo partidário e eleitoral. O levantamento foi realizado por uma revista de circulação nacional, em sua edição desta semana. Quando se pronuciou sobre o uso de recursos públicos através do expediente do orçamento secreto - as chamadas emendas do relator - a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, foi muito feliz ao afirmar, em seu despacho, que se tratava de um acinte à própria democracia. 

Peço aos meus diletos leitores e leitoras para poupá-los dos casos escabrosos, estes que acabam vindo à público, como o de um parlamentar parabaino que estoporou R$ 23,000 mil reais num único jantar. Se saísse do bolso, muito provavelmente, ele seria mais comedido.Como já afirmamos em outra oportunidade, essa turma tem gosto refinado e pouco caso com o dinheiro do erário. Em regra é isso, mas existem algumas boas exceções, dignas de nosso registro aqui pelo blog, pelos bons exemplos no que concerne à conduta de homens públicos. 

Fiquei curioso em saber, depois de uma nota da revista Veja, qual o parlamentar que mais economizou dinheiro público em seu mandato. Trata-se do parlamentar mineiro, o Deputado Federal Tiago Mitraud(Novo-MG) - formado em administração,com curso de especialização em universidades americanas - filiado ao partido "Novo". Mais adiante, a mesma publicação elenca quem são os dez deputados que menos gastos representaram para o erário público. 04 deles são do "Novo", se nos permitem o trocadilho, o que se constitui numa grande novidade e um crédito para essa agremiação política, que até recentemente, lançou, em evento aqui no Recife, o deputado André Janones(Novo-MG), como pré-candidato à Presidência da República nas próximas eleições de outubro.

Infelizmente, não há referência a algum parlamentar pernambucano na lista entre aqueles que mais econimizaram o dinheiro das verbas concedidas aos deputados, superiores aos R$ 500 mil por ano. Eis aqui mais um grande incentivo àquela mãe de todas as reformas, ou seja, a reforma política, que dificilmente encontra eco num ambiente como este, onde significaria cortar na pele, tolhendo privilégios e coibindo abusos.

Crédito da foto: Luiz Macedo(Câmara dos Deputados)

P.S.:Contexto Político: Pedimos desculpas aos nossos leitores e leitoras. Cometemos aqui um equívoco ao informar que o Deputado Federal André Janones seria do "Novo". Na realidade, ele é filiado ao "Avante". São tantas siglas que a gente acaba se confundindo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário