pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O incômodo das movimentações políticas nada "sutis" de José Dirceu
Powered By Blogger

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Editorial: O incômodo das movimentações políticas nada "sutis" de José Dirceu



Esta semana, aliás, foi uma semana de intensas movimentações políticas, seja da situação, seja da oposição, nas esferas estaduais e federais. Na capital federal, interlocutores do União Brasil tentam uma reaproximação com o MDB, que poderia resultar no apoio ao nome da senadora Simone Tebet(MDB-MS) como candidata à Presidência de República. Quando se fala em MDB, naturalmente, é preciso situar sobre qual MDB estamos falando, uma vez que as alas da velha guarda do partido praticamente fecharam acordos com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP).Em movimentos semelhantes, os tucanos tentam trazer o MDB para a sua esfera política, de preferência com o apoio daquela legenda ao nome do candidato do partido, João Dória(PSDB-SP). 

Partido de centro, fiel da balança, com dotes do fundo eleitoral e partidário, tempo de televisão e capilaridade política nacinal, Gilberto Kassab negocia o apoio do PSD a algum pré-candidato às eleições de outubro. A princípio, poderia bancar uma candidatura própria, mas o nome ventilado, Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal, não "descola-se' e, talvez por isso mesmo, relute em assumir a candidatura. Escrevi um longo editoral sobre este assunto, uma vez que as movimentações do presidente daquale legenda, imaginem!, incluiria até mesmo um convite ao governador Eduardo Leite(PSDB-RS)para assumir uma candidatura presidencial pela legenda. 

Há, igualmente, a possibilidade de o PSD vincular-se à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP), líder em todas as pesquisas de intenção de voto, mas isso apenas no segundo turno das eleições de outubro, conforme calendário definido pelo próprio Kassab. Aqui na província, depois de um convescote entre o governador Paulo Câmara(PSB-PE) e o morubixaba petista, as coisas parecem estar se encaminahdo para uma definição: O Deputado Danilo Cabral(PSB-PE) deve mesmo ser o escolhido para encabeçar a chapa da Frente Popular, cabendo ao PT a indicação do nome para concorrer ao Senado Federal. 

E, por falar em PT, tem sido motivo de grande preocupação na cúpula da legenda as mvimentações de José Dirceu, segundo dizem por conta própria, sem respaldo institucional da legenda. O ex-ministro tem viajado, conversado com políticos insatisfeitos com os seus partidos, sempre com o objetivo de arregimentar apoios à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os petardos da oposição, que não serão poucos, já começaram a ser desferidos, como, por exemplo, a insinuação polêmica de que ele poderia voltar a ocupar a Casa Civil num eventual Governo Lula. Como vem tocando a sua campanha na ponta dos cascos, em razão do grau de polarização existente, o staff de campanha de Lula manisfesta uma preocupação em torno do assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário