pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O "fenômeno" André Janones(Avante)
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Editorial: O "fenômeno" André Janones(Avante)

 


Há menos de um mês, houve aqui no Mar Hotel, em Recife, o lançamento da pré-candidatura do Deputado Federal André Janones(Avante-MG)para a Presidência da República nas próximas eleições de outubro. À época, um fato nos chamou a atenção: a ampla corbetura daquele jornal bem conhecido dos brasileiros, da emissora do plim plim, em torno do assunto. Posso até estar equivocado, mas estranhei o espaço de tempo utilizado pelo pré-candidato. Em todo caso, isso ficaria no terreno das especulações. O fato concreto que deve estar supreendendo muito brasileiros e brasileiras é a boa performance do pré-candidato nas primeiras pesquisas de intenção de voto que foram divulgadas logo em seguida ao lançamento de sua pré-candidatura, onde ele sempre aparece acima dos dois pontos percentuais. 

Numa delas, chegou a empatar com um pré-candidato como João Doria(PSDB-SP), já há algum tempo na estrada, à frente de um Estado que detém 20% do eleitorado brasileiro e de um partido com capilaridade nacional, diferentemente do Avante. As informações sobre o candidato não sugerem algo muito inusitato, exceto pelo fato de ter começado a vida como cobrador de ônibus; se apresentar como uma das miores lideranças da greve dos caminhoneiros, em 2018. Um outro dado curioso é que teria sido filiado ao PT. As demais informações - como a de que recebeu uma excelente votação para a Câmara Federal; tentou,sem sucesso, ser prefeito de sua cidade natal,Ituiutaba, MG; e ser bem relacionado nas redes sociais - se inserem no contexto de quem faz política. 

Não sei se a gente pode tratá-lo como um "fenômeno", como sugere o título deste editorial, naturalmente como um atrativo a mais para chamar o leitor para a leitura, mas, por outro lado, o fato de que, com tão pouco tempo como pré-candidato, ele já se apresente com tal escore, não deixa de ser surprendente. Há rumores de que emissários de Lula estariam entabulando conversas com o Avante, no sentido de que André Janones abandone a sua pré-candidatura. São dois pontinhos que podem fazer uma diferença enorme para Lula, sobretudo neste momento onde a candidatura do seu principal concorrente, o Presidente Jair Bolsonaro(PL),pode estar esboçando uma reação. 

O fato de ter sido filiado ao Partido dos Trabalhadores no passado, por outro lado, parece que não estaria estimulando o pré-candidato no sentido de uma reaproximação com o pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP). Não é improvável que isso ocorra, se considerarmos uma inevitável repetição da polarização da campanha presidencial desde ano, algo recorrente no cenário político brasileiro. Bons analistas políticos já consideram uma inviabilidade das chamadas pré-candidaturas da terceira via.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário