pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Cenário embolado na disputa em São Paulo, segundo pesquisa do Instituto Real Time Big Data.
Powered By Blogger

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Editorial: Cenário embolado na disputa em São Paulo, segundo pesquisa do Instituto Real Time Big Data.

 



O Instituto Data Folha promete divulgar, nesta semana, novas pesquisas de intenção de voto em todo o país. Aguarda-se, igualmente, novas pesquisas do Instituto Paraná Pesquisas, que assumiu o compromisso de divulgar pesquisas semanais sobre o pleito municipal. No dia de hoje, 03, foi divulgada a pesquisa do Instituto Real Time Big Data, com os índices de intenções de voto dos candidatos que disputam a cadeira do Edifício Matarazzo. O quadro é de muitas indefinições, principalmente depois da ascendência do nome do empresário e influenciador Pablo Marçal(PRTB), que lidera, numericamente, a pesquisa do Instituto. Nesta pesquisa, Marçal pontua com 21% das intenções de voto, acima de Ricardo Nunes(MDB-SP)e Guilherme Boulos(PSOL), ambos com 20% das intenções de voto. 

Empate técnico cristalino, uma vez que o Instituto opera com uma margem de erro da ordem de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A entrada de Marçal no jogo produziu uma espécie de tsunami na dinâmica competitiva do pleito, conforme já havíamos antecipado. Marçal representa aquilo que os analistas estão denominando de neobolsonarismo, ou seja, um bolsonarismo de perfil mais radical, com alguns ingredientes ainda mais perniciosos ao interesse público. Um fascio-neoliberalismo que as forças do campo progressista ainda não encontrou os mecanismos adequados para enfrentá-lo.

Causa-nos asco entrar aqui na alquimia dos ingredientes que integram essa corrente política, tampouco antecipar as prováveis consequências de tudo isso. Quando o guru da extrema-direita sugere que sentiremos saudades de um Donald Trump, o leitor mais consequente já pode imaginar o que vem por aí. Os anos sombrios do bolsonarismo não foram suficientes para a população tomar os antídotos necessários contra essas bestas-feras. Infelizmente. A pesquisa ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro, e está registrada no TSE -SP- 07377\2024. Eis os números: 

Pablo Marçal(PRTB) - 21%

Guilherme Boulos(PSOL) - 20%

Ricardo Nunes(MDB) - 20%

Tabata Amaral (PSB) - 9%

José Luiz Datena (PSDB) - 8%

Marina Helena(Novo) - 3%

Nenhum comentário:

Postar um comentário