pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: João Pessoa - Como os eleitores reagirão ao escândalo da Operação Território Livre?
Powered By Blogger

domingo, 29 de setembro de 2024

Editorial: João Pessoa - Como os eleitores reagirão ao escândalo da Operação Território Livre?



A Polícia Federal, o Gaeco e o Ministério Público Estadual, isoladamente ou em conjunto, realizam operações regulares no estado da Paraíba, com o propósito de combater desmandos do poder público, envolvendo agentes públicos e privados. Numa dessas operações mais recentes, o primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, esposa do atual gestor, Cícero Lucena, que concorre à reeleição, foi detida depois de uma ação de busca e apreensão em sua residência. Cícero, que integra os quadros do partido Progressista, lidera todas as pesquisas de intenção de voto até este momento da campanha. O fulcro da Operação Território Livre é a eventual relação promíscua estabelecida entre a administração do município e o crime organizado. 

Faccionados teriam espaço na gestão mediante apoio em redutos por eles controlados na periferia da capital. Situações assim, infelizmente, já são verificadas em outra praças do país, mas ainda não haviam sido registradas em capitais nordestinas. Pelo menos com tamanha especificidade. Acompanhamos, atentamente, o debate organizado pela TV Record no dia de ontem, 28, transmitido pela afiliada no estado, a TV Correio. O debate foi profundamente esclarecedor, inclusive porque o tema foi solenemente debatido, o que seria obviamente natural, trazendo à luz procedimentos igualmente menos condizentes de alguns dos demais concorrentes à prefeitura da capital. 

Cícero Lucena se diz vítima de armação, de manobras politicas, uma vez que a pedra da operação Território Livre, segundo ele,  fora cantada semanas antes pelos seus adversários. Por outro lado, as evidências de irregularidades estão sensivelmente expostas. A questão agora é saber como o eleitorado reagirá a esta situação, a praticamente uma semana das eleições. Uma grande incógnita, na realidade, mas acreditamos que teremos surpresas no dia 06 de outubro. Não é possível que o eleitorado mais consciente possa se mostrar indiferente a esses fatos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário