Consideramos prematuro supor que o candidato do PRTB, Pablo Marçal, poderá, inevitavelmente, entrar numa curva descendente a partir dos dados da última pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha. Primeiro é preciso considerar que o candidato permaneceu estável nos outros levantamentos realizados pelos demais institutos, num rigoroso empate técnico com Nunes e Boulos. Depois, se considerarmos os seus índices da última Datafolha, sua queda não foi tão vertiginosa assim, sobretudo levando-se em consideração a margem de erro do instituto. Se, de fato, há um recuo, este dado foi apontando apenas pelo Datafolha.
Onde tivemos um verdadeiro rebuliço na gangorra de intenções de voto foi em Fortaleza, onde o quadro hoje apresenta-se embolado entre o capitão Wagner, do União Brasil, o deputado federal André Fernandes, do PL, e, agora, o candidato do PT, Evandro Leitão. Um pouco antes do Datafolha, o Instituto Quaest já sinalizava um empate rigoroso entre os quatro principais concorrentes. Já andaram reclamando que os caciques nacionais do PT talvez não estivesse se empenhando o suficiente no projeto de eleger Evandro prefeito de Fortaleza. Não se sabe se o quadro mudou neste sentido ou podemos atribuir a seu crescimento à campanha de rádio e televisão. Assim como André Fernandes, Evandro Leitão deu um salto vertiginoso nas pesquisas de intenção de voto.
André Fernandes, que sempre aparecia em situação bastante desconfortável em relação ao capitão Wagner, reagiu e hoje aparece empatada com o bolsonarista. Curioso que temos dois bolsonaristas disputando o voto dos eleitores na capital do Estado. Talvez em razão dessa bola dividida é que não há muitas referências sobre a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro naquela praça. A pesquisa do Datafolha, encomendada pelo jornal O Povo, foi realizada no período de 11 a 13 de setembro, ouviu 826 eleitores, com margem de erro de três pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%, está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo CE- 07203\2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário