pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO.
Powered By Blogger

terça-feira, 24 de setembro de 2024



Na disputa pela prefeitura de Fortaleza, o Instituto Paraná Pesquisas aponta um empate triplo entre os candidatos André Fernandes(PL-CE),  Capitão Wagner(UB-CE) e Evandro Leitão(PT-CE). Durante a campanha, naquela praça, observou-se alguns aspectos curiosos na dinâmica competitiva do pleito. As ascendência da candidatura do PL, representada pelo deputado André Fernandes, assim como a de Evandro Leitão, do PT, que esboça uma reação nesta reta final de campanha. Um outro dado curioso é o declínio do Capitão Wagner, que, durante muito tempo, liderou as pesquisas de intenções de voto, mas hoje cede este espaço para o jovem parlamentar André Fernandes. Ambos bebem na mesma fonte do bolsonarismo. Capitão Wagner tem uma identificação maior com o estamento militar, enquanto André Fernandes tem expressiva penetração junto ao eleitorado evangélico. 

A esta altura do campeonato, existem algumas candidaturas que estão sendo solenemente abandonadas pelos partidos que as patrocinam, em razão da absoluta incapacidade de reação. O candidato do PT em Salvador é um desses exemplos. Bruno Reis, do União Brasil, atual gestor, deve ser reconduzido ao cargo sem maiores dificuldades. Em Fortaleza, a candidatura de Evandro Leitão emite sinais de que pode ir para o segundo turno, principalmente considerando-se a improbabilidade de uma disputa entre dois bolsonaristas. Há uma queixa dos petistas locais no sentido de pleitear um apoio mais efetivo das estrelas nacionais da legenda em prol do candidato Evandro. 

Nesta pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas o candidato do PDT, José Sarto, atual gestor da cidade, pontua com 15,6% das intenções de voto. Sarto conta com o apoio irrestrito do ex-governador Ciro Gomes, cuja liderança e o capital político hoje pode não ser suficiente para alavancar uma candidatura. Ciro é um poço até aqui de mágoa com o PT, que, prioritariamente, seria, na sua concepção, o grande inimigo do cearense neste momento. Num eventual duelo de segundo turno entre petistas e bolsonaristas alguém tem dúvidas para onde ele caminha? Coisa das contingências políticas. A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas foi realizada entre os dias 19 e 22 setembro e está registrada no TSE-CE sob o número 07574\2024. Eis os números: 

André Fernandes(PL) - 25,3%

Evandro Leitão(PT) - 22,1%

Capitão Wagner(UB) - 20,8%

José Sarto(PDT) - 15,6%

Eduardo Girão(Novo) - 3,1%

Nenhum comentário:

Postar um comentário