pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Datena continua na disputa em São Paulo.
Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Editorial: Datena continua na disputa em São Paulo.



Ainda teremos alguns desdobramentos depois do incidente ocorrido na noite de ontem, 15, quando, durante o debate da TV Cultura, o candidato José Luiz Datena(PSDB-SP) agrediu com uma cadeira o adversário, Pablo Marçal(PRTB-SP), que o provocou insistentemente durante suas intervenções. Depois do debate da Rede Bandeirante, já havíamos previsto por aqui que as coisas haviam desandados no sentido de termos uma campanha eleitoral dentro de padrões  civilizados. Afinal, está em disputa a gestão da maior metrópoles do país. Mais uma vez as candidatas Tabata Amaral e Marina conseguiram manter os níveis civilizados durante as discussões, uma vez que Guilherme Boulos, igualmente, trocou inúmeras farpas com o candidato Ricardo Nunes. 

O eleitor já esboçava indicadores no sentido de desaprovar o comportamento agressivo e intempestivo do candidato Pablo Marçal, se considerarmos os seus índices do último Datafolha, onde ele começava a declinar nas intenções de voto. Há quem acredite, até mesmo, que as provocações tinham como objetivo exatamente aquele desfecho, a julgar pela maximização do ocorrido pela equipe do candidato, que se coloca como vítima, assim como Donald Trump nos Estados Unidos e Bolsonaro há alguns anos atrás. Marconi Perillo já confirmou que o candidato José Luiz Datena deve permanecer na disputa. A atitude mais coerente do eleitor seria a de  repelir, com veemência, comportamentos desse gênero. 

Existem alguns outros debates programados, como o do SBT no dia 20\09, logo em seguida do da Record, um outro do portal Terra e, finalmente, já no finalzinho da campanha, o da Rede Globo. A Band começa e a Globo termina, conforme a tradição. Não sei como esses organizadores irão se comportar em relação ao assunto depois do ocorrido. Não há regra que consiga conter essas malandragens, conforme ficou evidenciado. A TV Cultura adotou todos os mecanismos possíveis para evitar o pior e o pior aconteceu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário