pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Primeiro turno definido em São Paulo?
Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Editorial: Primeiro turno definido em São Paulo?


De acordo com as últimas pesquisas e pelo andar da carruagem política, tudo levar a crer que o cientista político Antônio Lavareda estava certo em seu prognóstico quanto a um primeiro turno já definido na quadra paulista, envolvendo os nomes de Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Ontem o Instituto Datafolha divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto onde esta tendência parece se consolidar. Ainda teremos mais três debates até o dia 06 de outubro, mas, a julgar pelas taxas de rejeição ao nome de Pablo Marçal, não haverá condições de mudança deste cenário. Nem com novas cadeiradas. No que concerne a um segundo turno entre Nunes e Boulos, algumas ponderações precisam ser feitas. 

Nada menos do que 32% dos eleitores ainda admitem mudar de voto, o que significa concluir pelas incertezas inerentes às últimas horas que antecedem ao dia 06 de outubro. Todas as simulações até este momento indicam uma vitória de Ricardo Nunes, confirmando-se uma tendência antiga do eleitorado paulista em refenderam nas urnas nomes com perfis menos radicais. Exceções existem, mas o passado de Guilherme Boulos como ativista de movimentos sociais será magistralmente explorado pelos marqueteiros do adversário.  O mais curioso é que a estratégia de atrair o eleitorado periférico e empobrecido para as hostes do socialista Boulos sugere-se que também não foi bem-sucedida. Lá no inicio da campanha um cientista político chegou a sugerir que talvez tivesse sido mais importante para Boulos atrair a Farias Lima para a sua chapa. Quem sabe ele não tivesse razão? Ficou uma chapa esquerda demais.  

Esta é uma das campanhas mais equilibradas na quadra paulista. O PT não vai bem em todo o país, mas uma vitória em São Paulo faria toda a diferença. Ali o partido aposta todas as suas fichas na tentativa de infligir uma derrota ao bolsonarismo, identificado com a candidatura de Ricardo Nunes. A espiral de baixarias, desencadeadas desde o início da campanha, permanece produzindo seus efeitos abomináveis, a despeito dos apelos e das medidas adotadas pelo TSE. Profundamente lamentável esses vídeos que estão sendo disseminados envolvendo a candidata Tabata Amaral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário