pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Uma notícia boa para Boulos.
Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Editorial: Uma notícia boa para Boulos.



Hoje saiu mais uma pesquisa sobre a disputa eleitoral em São Paulo, a realizada pelo Instituto Atlas\Intel. Apresenta novidades em relação às pesquisas anteriores, cujos dados foram divulgados recentemente. Ou seja, a pesquisa divulgada no dia de hoje, 23, não apenas confirma um renitente empate técnico entre os candidatos Ricardo Nunes(MDB-SP), e Pablo Marçal(PRTB-SP), mas mostra um deslocamento do candidato Guilherme Boulos, do PSOL, que aparece com 28% das intenções de voto, escore acima da margem de erro do instituto, que trabalha com 3.3 percentuais.  Marçal anda fazendo uma esforço hercúleo para recuperar terreno, depois que suas taxas de rejeição desmoronavam em razão de suas posturas durante a campanha. 

Na realidade, o processo democrático agradece o lampejo de lucidez que tomou conta do eleitorado paulista, ao repelir, veementemente, atitudes não condizentes do candidato. A cada dia ele se atrapalha mais, ao afirmar que a campanha teve duas etapas e, somente agora, ele se propõe a apresentar propostas concretas para gerir a maior metrópoles do país. Pelo andar da carruagem política, um tarde demais. Apesar de um ligeiro escorrego durante a campanha, hoje, a situação mais confortável é a do psolista Guilherme Boulos, com vaga assegurada no segundo turno. 

A notícia ruim é que, até aqui, todas as projeções de segundo turno apresenta o gestor Ricardo Nunes como favorito. Ele derrotaria Guilherme Boulos, assim como Pablo Marçal, hoje uma hipótese menos provável. A candidata Tabata Amaral esboça uma reação nesta reta final da campanha, mas ainda muito distante de alcançar o pelotão da frente. Aparece com 11% das intenções de voto. O apresentador José Luiz Datena, também não tirou alguma vantagem da cadeirada, mantendo seus índices históricos. A situação de Datena está praticamente definida, mantendo-se agora o trabalho no sentido de assegurar votos para eleger eventuais vereadores tucanos. O instituto Atlas\Intel ouviu 2.218 eleitores, entre os dias 17 e 22 de setembro e está registrada no TSE\SP-03546\2024. Eis os números: 

Guilherme Boulos(PSOL) - 28, 4%

Pablo Marçal (PRTB) - 20,9%

Ricardo Nunes(MDB) - 20,9%

Tabata Amaral(PSB) - 10,8%

José Luiz Datena(PSDB) - 6,9%

Marina Helena(Novo) - 3,8%

Nenhum comentário:

Postar um comentário