pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O intrincado jogo sucessório na Câmara dos Deputados.
Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Editorial: O intrincado jogo sucessório na Câmara dos Deputados.



Realmente, a sucessão na Câmara dos Deputados se constitui num jogo de xadrez político dos mais intrincados, o que envolve pautas defendidas, alianças internas, acordos partidários, com a base governista, com  a oposição, posicionamento ou apoio declarado do atual gestor, Arthur Lira. Nomes são projetados, assumem a condição de francos favoritos e, no dia seguinte, surge um azarão do tipo Severino Cavalcanti, do baixo clero, que leva as eleição. O Governo recebeu e até nutria simpatias pela candidatura do paraibano Mauro Motta, do Pregressistas, que conta com o apoio de Marcos Pereira, mas o rapaz tem velhas ligações com Eduardo Cunha, que, num passado recente, contribuiu para apear o PT do poder. 

Outra aresta do paraibano diz respeito ao seu posicionamento a respeito da anistia aos implicados no 08 de janeiro. O Governo não deseja a anistia para não azedar sua lua de mel com o STF, mas ser a favor dessa pauta pode quebrar as  resistência da bancada oposicionista ao seu nome, o que significaria mais de 90 votos, nada desprezíveis. Elmar Nascimento, do União Brasil da Bahia, diante das movimentações do adversário, reestabelece suas afinidades com Lira. No que concerne ao Governo, há o problema paroquial da Bahia, onde o PT não o digere, em razão do jogo eleitoral naquela quadra. Como os baianos são fortes no Governo Lula, permanece o impasse. 

A sucessão por ali é um jogo de xadrez dos mais interessantes para ser analisado. É preciso ficar bastante atento para não perder nenhum movimento. Confesso por aqui ter perdido alguns desses lances, sobretudo se considerarmos o fato de estarmos num ano de eleições. O Instituto Atlas divulga mais uma pesquisa de intenções de voto sobre a quadra paulista. Será que teremos um segundo turno entre Boulos e Marçal?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário