pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A "estabilidade" nos números do Datafolha.
Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Editorial: A "estabilidade" nos números do Datafolha.



Havia uma grande expectativa sobre os índices de intenção de voto que foram divulgadas no dia de ontem, 5, pelo Instituto Datafolha. Curioso que, em razão da expertise acumulada em anos de pesquisas de intenção de voto, o Datafolha ainda continua sendo o grande parâmetro entre tantos outros institutos de pesquisa. É como se um instituto divulgasse algum índice e os assessores e candidatos esperassem o momento de o Datafolha confirmar o não. Em São Paulo, por exemplo, haviam até candidatos que mudariam significativamente suas estratégias de campanha consoante os resultados apresentados pelo Instituto. 

Os índices apresentados pelo Instituto, no entanto, indicaram uma estabilidade dos escores da última pesquisa, em capitais como Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em São Paulo, um rigoroso empate técnico entre os candidatos Boulos, Nunes e Marçal. Pelo andar da carruagem política, teremos um segundo turno nas eleições da maior metrópole brasileira, daí ser alvissareiro para o staff do prefeito Nunes o levantamento do Datafolha sobre sua performance num eventual segundo turno, onde o atual gestor derrotaria Marçal e Boulos. Diante das contingências adversas, ele deve está apostando suas fichas nesta possibilidade. 

No dia de hoje, 06, foi a vez de o Instituto Paraná Pesquisas confirmar os números apresentados pelo Datafolha, indicando um empate técnicos entre Nunes, Boulos e Marçal. Verifica-se um crescimento numérico da candidatura da socialista Tabata Amaral, mas ainda dentro da margem de erro.  No Datafolha também se verifica a queda dos índices de intenção de voto do apresentador José Luiz Datena, do PSDB. Alguns analistas acreditam que ele não reuniria mais condições de esboçar uma reação. Datena já andou pedindo desculpas aos tucanos de bico fino pelo desempenho num dos debates e, mais recentemente, também teria pedido desculpas pelos últimos destemperos contra Marçal, embora tivesse sido provocado. Quando se precisa pedir tantas desculpas assim é porque as coisas não vão bem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário