pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A democracia brasileira saiu da UTI.
Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Editorial: A democracia brasileira saiu da UTI.



Houve um tempo em que acompanhávamos por aqui com mais frequência os sinais vitais de nossa democracia. Um leitor mais atento deve ter verificado as inúmeras postagens que publicanos sobre o assunto ao longo do tempo, sobretudo ancorada nos pressupostos teóricos do cientista político polonês, Adam Przeworski, considerado hoje no campo acadêmico como um dos mais respeitados pesquisadores sobre este assunto. Possivelmente os estudos publicados recentemente pelo V-Dem(Variedades da democracia) vão causar muitas polêmicas, principalmente entre setores oposicionistas, aqueles mesmos que estiveram recentemente omissos, quando não diretamente mancomunados, com atores que estiveram na iminência de solapar nossas instituições democráticas através de mais uma tentativa de golpe de Estado. 

Golpistas e simpatizantes de golpes de Estado não tem autoridade para falar de democracia. O Brasil, até recentemente, saiu do Mapa da Fome, o que significa que avançamos em termos de equalização dos problemas sociais, ampliando o escopo da democracia substantiva, fator determinante para a manutenção da democracia política. Segundo Adam Przeworski, dependendo da renda per capita do país, alguns deles estão imunes às tentativas golpistas, solenemente rejeitadas pela população. A democracia brasileira, historicamente, sempre esteve envolta em inúmeras dificuldades, a começar pelo nosso processo de colonização português, baseado no açoite de escravizados e na indefinição de fronteiras entre o público e o privado. Ao senhor de engenho era delegada a autoridade de Estado. 

É curioso como autores, subsidiados em pressupostos teóricos distintos, a exemplo de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda acabam convergindo para as mesmas conclusões. Gilberto Freyre seria  associado a uma democracia racial, para ele o quanto bastava. Outro dia líamos um texto onde o pesquisador evidencia onde o sociólogo deixa isso explícito em texto, contrariando algumas análises onde se reafirma que o sociólogo nunca houvera deixado isso escrito. Mas isso é o que menos importa. O fato alvissareiro, baseado em variáveis seguras, é que o estudo do V-Dem aponta para um recuo das tendências autoritárias e um fortalecimento da democracia liberal no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário