Através de uma de suas redes sociais, o presidente norte-americano, Donald Trump, se manifestou em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que o amigo é vitima de uma perseguição, de uma caça às bruxas. Os bolsonaristas comemoraram bastante as declarações do presidente americano, naturalmente. O presidente Lula é que não gostou nenhum pouco da opinião de Donald Trump, o que considerou uma interferência indevida sobre um assunto brasileiro, que ninguém está acima da lei, principalmente quando se atenta contra o Estado Democrático de Direito. De há muito que os bolsonaristas brasileiros provocam o presidente norte-americano no sentido de que ele seja mais contundente em relação à defesa do amigo brasileiro.
Até recentemente, Donald Trump andou se estranhado com um dos seus principais assessores, financiadores de campanha, o empresário Elon Musk, que também anda às turras com o judiciário brasileiro no tocante às eventuais regulações das rede sociais. Na realidade, os eufemismos que estão sendo utilizados para se referir à regulação das redes sociais são muitos, mas todos convergem para o mesmo termo. São arestas que poderiam ser evitadas através da diplomacia, mas existe alguns interesses geopolíticos em jogo, como uma velha prática dos americanos em interferirem sobre o que ocorre na política no continente latino-americano.
O presidente norte-americano, na realidade, deu mais uma oportunidade para o presidente Lula surfar na onda do nós contra eles, algo que deu um alento nas redes sociais petistas e que está sendo muito bem explorado pela comunicação institucional, algo que vem incomodando a oposição, que já pensa em convocar o marqueteiro Sidônio Palmeira para dá explicações na Câmara dos Deputados. Caso a convocação seja homologada, penso que seja a primeira vez que o Ministro da Secom será convocado. Enquanto encerrávamos este editorial, tomamos conhecimento de um vídeo do deputado Nikolas Ferreira, onde ele tenta refutar a narrativa do Governo em defesa dos mais pobres e em favor da taxação dos super ricos. Geralmente, como se sabe, esses vídeos alcançam grande repercussão. Diferentemente dos momentos anteriores, o vídeo é longo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário