pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Paul Krugman: "O Brasil inventou o futuro do dinheiro".
Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Editorial: Paul Krugman: "O Brasil inventou o futuro do dinheiro".

 


Os assuntos mais palpitantes hoje no país podem nos conduzir a verdadeiras armadilha no que concerne a um posicionamento político mais correto, mais lúcido, de caráter republicano. Há críticas em relação às medidas tomadas pelo STF em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, inclusive proferidas por ex-integrante da Suprema Corte, o ex-Ministro Marco Aurélio Mello, de notório saber jurídico; Jair Bolsonaro teria transgredido as medidas cautelares impostas?; É o Itamarati, é Lula, é Alckmin, seriam os governadores? quem irá provocar, afinal, um reposicionamento do Governo americano em relação à estipulação das tarifas absurdas aplicadas aos produtos de exportação brasileiros para aquele país? Em meio e este turbilhão, briga de gente grande, torna-se mais prudente ficarmos com o nosso PIX. 

Somos até suspeitos para falarmos do economista Paul Krugman, pois acompanhamos os seus trabalhos, assim como debatemos os seus artigos, antes mesmo de ele ter recebido o prêmio Nobel de Literatura, em 2008. Liberdade de expressão é algo que deve ser bastante preservado. Paul Krugman representa hoje o que Noam Chomsky representou no passado, ou seja, uma espécie de dissidente do mainstream americano. Numa matéria publicada no dia de hoje, 23, nas páginas do Jornal do Commércio, assinada pelo jornalista Túlio Feitosa, o economista enfatiza, nesta discussão sobre o PIX, que o Brasil inventou o futuro do dinheiro. É talvez o lado positivo do famoso jeitinho brasileiro fazendo uma grande diferença. 

Krugman aproveita para analisar as investidas do Governo Trump contra o nosso sistema de pagamento, que segundo ele, tem uma origem clara: a total incapacidade de o sistema bancário privado e dos núcleos conservadores americanos em aceitarem que um sistema de pagamento oficial seja superior aos demais sistemas adotados pelo mercado. Não temos por aqui bola de cristal, tampouco pretendemos nos tornar arautos do pior, mas, pelo andar da carruagem política, esta contenda entre o Governo Lula e o Governo Trump, talvez muito em razão do aspecto ideológico envolvido, tende a se arrastar, produzindo grandes danos aos produtores brasileiros. Não sem motivo, já existe uma movimentação dos próprios governadores no sentido de tomarem a iniciativa de retomar as negociações com os Estados Unidos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário