Há alguns anos, quando ainda estávamos no batente de sala de aula, fomos conhecer uma experiência inovadora em educação pública municipal desenvolvida numa cidade do litoral cearense. Fomos com um grupo de quarenta alunos, num programa de uma disciplina da universidade, sob nossa coordenação. A proposta surgiu em sala de aula, quando discutíamos exatamente tal experiência, algo que motivou grande interesse da turma. Fizemos o contato com o prefeito da cidade e a recepção da proposta foi a melhor possível, com a prefeitura local se propondo a atender todas as nossas necessidades de logística, alimentação e acomodação. Sair um pouco do conforto da sala de aula para expor o alunado a situações reais enfrentadas no cotidiano de experiências concretas fora sempre uma tônica do nosso trabalho.
Nem sempre nos deparávamos com situações agradáveis, mas sempre era algo que agregava valor à formação do alunado. Nessas pesquisas, encontramos algumas experiências curiosas, como um projeto desenvolvido no município de Jaboatão dos Guararapes, por um prefeito do MDB, na década de 80, surpreendentemente inspirado no modelo de educação implantado em Cuba após a Revolução. Ao longo das décadas seguintes, percebemos existir ali no município um ambiente favorável às políticas educacionais inovadoras, independentemente das questiúnculas políticas ou ideológicas, o que se traduz em algo alvissareiro. Em outros momentos, por exemplo, conhecemos a realidade menos turística da cidade de Gravatá, que, em sua periferia, concentra localidades habitadas por pessoas empobrecidas que enfrentam grandes dificuldades sociais, assistidas por ONGs, cujos membros eram nossos alunos.
À exceção de experiências positivas como a desta cidade do Ceará, nos deparávamos com alguns contextos preocupantes, como o caso de uma cidade do interior do estado de Pernambuco, onde havia uma grande exploração da mão de obra infantil e as crianças da cidade, ao invés de brincarem e atenderem às exigências da frequência à escola, eram submetidas ao trabalho de descascar as castanhas de caju, atividades que corrompiam sua digitais físicas e humanas. A seiva da castanha apagava as digitais dos seus dedos. Hoje, já não acompanhamos o que ocorre em termos de políticas educacionais na cidade do Ceará, Aracati, mas aquela experiência passada nos deixaram boas lembranças até hoje. Ainda somos daqueles que ficam felizes com a felicidade dos outros, e neste, caso, os nossos alunos e alunas ficaram muito felizes com a experiência. Para completar esta felicidade, que também ninguém é de ferro, ainda existia o atrativo da antiga Vila de Pescadores de Canoa Quebrada, uma das praias mais belas do litoral brasileiro.
Desde então, estabelecer este link entre a teoria de sala de aula com as experiências reais desenvolvidas nas comunidades tornou-se um marca de nosso trabalho. Quando líamos uma matéria, publicada por uma revista de circulação nacional aqui em Pernambuco, mas precisamente na cidade de Goiana, cidade da Zona da Mata Norte do Estado, não tivemos qualquer dúvida de que estávamos diante de uma realidade que precisávamos conhecer. O que deu ensejo à matéria, realizada por duas abnegadas jornalistas, foi o relançamento das obras do sociólogo Pernambucano, Josué de Castro, por ocasião do primeiro Governo Lula. A motivação da matéria era a de identificar quem seriam esses homens caranguejos da atualidade, como eles viviam, em que condições se encontravam tantos anos depois da publicação dos textos do sociólogo.
Ali encontraram o Seu Jipe, ou José do Nascimento, um cidadão dedicado à captura do caranguejo Uçá. As repórteres fizeram uma verdadeira imersão na comunidade, onde passaram uma semana, relatando aquela realidade, de homens e mulheres sofridas, numa cadeia produtiva mantida exclusivamente pela pesca, captura de crustáceos e retirada de mariscos, esta última atividade mais afeita às mulheres. A conclusão da matéria é que, passados tantos anos da publicação da obra Geografia da Fome, os problemas enfrentados pelos moradores da Comunidade Quilombola de São Lourenço não eram distintos daqueles descritos pelo sociólogo pernambucano. Outro dia discutíamos aqui um elenco de livros que todos os brasileiros precisavam ler, independentemente de sua formação acadêmica. A Geografia da Fome é um deles, pois diz muito sobre as nossas seculares desigualdades sociais, principalmente sobre o seu componente político subjacente, víscera exposta no livro, conforme apontava o professor Manuel Correia de Andrade.
Desde então, nossas frequências à comunidade se tornaram recorrentes, a cada semestre letivo. Criava-se uma grande expectativa sobre essa aula entre os alunos novatos da Instituição. Até mesmo alunos e alunas de outros cursos demonstravam interesse em acompanharmos no nosso trabalho. Fazíamos uma campanha de donativos para a comunidade, de crianças criadas com leite de caranguejo, nos mesmos moldes descritos pelo poema Homens e Caranguejos, concebido por Josué de Castro, ao observar as precárias condições de vida das comunidades ribeirinhas dos bairros alagados do Recife. Outro dia, curiosamente, encontramos uma dissertação de mestrado acerca da experiência do sociólogo com a literatura. Preferimos o sociólogo.
Fizemos grandes amigos na comunidade, a exemplo da professora Carminha, Serginho da Burra, o seu Jipe, ou José do Nascimento, Dona Sebastiana, Dona Lourdes, entre outros tantos. A lista é enorme. Os problemas da comunidade quilombola ainda permanecem. Mesmo obtendo o reconhecimento como uma comunidade quilombola, ainda se mantém os problemas relativos à inserção produtiva dos moradores locais, os problemas ambientais - em razão dos projetos de criação de camarão em cativeiro - problemas relativos à intolerância religiosa entre evangélicos e praticantes de religiões de matriz africana -, organização e empoderamento das marisqueiras locais. Consideramos pertinentes deixar essas questões registradas em algum local, até mesmo como homenagem aos moradores da comunidade.
Passamos a estudar a formação daquela comunidade e descobrimos coisas interessantes. Num passado remoto, ali ficava o epicentro do Quilombo do Catucá, que foi um dos maiores quilombos do Brasil, ficando abaixo apenas do localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, que recebia o nome de Palmares. Era um quilombo gigantesco, seja em número de pessoas, seja no que concerne à extensão geográfica, pois incorporava parte do Recife, e algumas cidades da Região Metropolitana, como Paulista, Abreu e Lima, Itamaracá e Goiana. Segundo os estudos do historiador Marcus Carvalho, o Quilombo do Catucá era um quilombo móvel e tinha a sua origem numa região conhecida hoje como Cova da Onça, no Curado III. Na cidade de Goiana, o quilombo ficaria localizado entre os distritos de São Lourenço e Tejucupapo. Como se tratava de um quilombo móvel, conforme assinala o professor, não surpreende o fato de encontrarmos três localizações distintas, inclusive uma delas no Engenho Pitanga, no município de Abreu e Lima, onde, inclusive, as homenagens mais efetivas ao líder quilombola são realizadas, numa festividade conhecida como Kipupa Malunguinho.
O quilombo foi liderado por Malunguinho, que se tornou uma entidade dos cultos de Jurema Sagrada, sempre muito festejado numa determinada época do ano, nas Matas do Catucá, na cidade e Abreu e Lima. Na realidade, Malunguinho, como afirmamos no romance, na mata é Rei. Trata-se de uma entidade venerada por todos os cultos de religiões de matriz africana e ameríndia da localidade. É o grande protetor daquelas matas. Há um fato curioso de ancestralidade, ou seja, como essa entidade sagrada interferiu diretamente sobre um grande problema que a comunidade enfrentou, quando da instalação de uma fazenda de criação de camarão em cativeiro nos manguezais locais, mas deixamos tal desfecho para a leitura dos nossos leitores. Segundo o professor Marcus Carvalho, haveria controvérsias sobre o próprio nome ou a entidade Malunguinho. O nome poderia ter origem na forma como os negros que vinham do continente africano para serem escravizados no país tratavam os companheiros, todos conhecidos como malungos. Por outro lado, existem registros, passíveis de comprovação, de recompensas oferecidas pela sua captura no estado. Imagina-se, igualmente, tratamos aqui de uma hipótese, que o quilombo poderia ser dirigido por um colegiado de líderes, todos conhecidos como Maluguinhos.
Escritos nos estertores da experiência autoritária que o país quase sucumbiu recentemente, com seus reflexos nas instituições públicas, resolvemos emprestar ao romance este ambiente institucionalmente turvo, conferindo ao texto - com o perdão do leitores pela pretensão - um espírito kafkiano, marcado pelos assédios institucionais, pela aplicação dos torniquetes que se tornaram rotineiros entre as instituições públicas brasileiras que se dedicavam ao trabalho, às investigações e ao desenvolvimento de políticas públicas que não se coadunavam com as perspectivas políticas que se tentou imprimir ao país naquele momento, a exemplo das comunidades quilombolas, indígenas, minorias LGBTQIA+, além de uma tendência misógina observada na gestão pública desde 2016. O país vive, desde o processo de colonização portuguesa, tão admirado por aquele sociólogo, sob um encilhamento caracterizado pelo racismo estrutural, pele desigualdade social e pelo flerte autoritário. Há uma grande permeabilidade a essas práticas no país. O livro já está disponível em nosso perfil da plataforma da Amazon, podendo ser acessado pelo link que aparece na foto.


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