No dia de ontem, 14, numa situação que já seria esperada, a Procuradoria-Geral da República, através do procurador Paulo Gonet, pediu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como a de outros integrantes acusados na trama golpista. Durante audiência recente, o tenente-coronel Mauro Cid, confirmou informações já prestadas anteriormente, onde se conclui que o ex-presidente tinha conhecimento da minuta do golpe. O tarifaço de 50% imposto pelo Estados Unidos para os produtos de exportação brasileiros já começam a produzir seus efeitos dantescos, com toneladas de produtos de exportação retidos no porto de SUAPE. Os empresários brasileiros estão enfurecidos com esta situação.
Há rumores de que esse mau humor já teria chegado aos emissários do Centrão, com o argumento de que eles teriam perdido a paciência com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o pivô de todos esses embaraços, uma vez que tais índices foram aplicados como retaliação do Governo Americano contra o Governo Brasileiro, em razão das encrenca jurídicas que enfrentam o ex-presidente. Não se trata de uma questão econômica, mas política. Essencialmente política. Essas tarifas se constituem hoje como um arsenal utilizado para pressionar outros países a aceitarem as cláusulas impostas pelos Estados Unidos. Sabe-se, mais recentemente, que Donald Trump também fez pressão, utilizando-se do mesmo expediente, à Rússia, que respondeu lançando mais mísseis contra a Ucrânia.
É curiosa essa engenharia política montada por esta operação desastrosa do Governo dos Estados Unidos. Internamente, Lula melhora seus índices de aprovação junto a uma camada social que já esboçava indícios de que o estaria abandonando, os mais pobres, quando se propõe a cobrar mais impostos dos mais aquinhoados. Estamos nos referindo aqui à contenda do IOF. Por outro lado, nesta briga tarifária com o Governo Americano, o petista começa a amealhar a simpatia do um grupo social antes refratário, o empresariado, desesperado com os reflexos sobre os seus negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário