pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Seis estados brasileiros foram reprovados na alfabetização de crianças.
Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Editorial: Seis estados brasileiros foram reprovados na alfabetização de crianças.



O Brasil ainda é o 8º país em números de analfabetos adultos. São 13,2 milhões de analfabetos, segundo os dados do censo realizado pelo IBGE. Historicamente, só houve um momento em que, de fato, governantes consequentes estavam dispostos a enfrentar essa chaga. Na década 60, no bojo das reformas de base, havia uma proposta neste sentido, baseada no método do educador pernambucano, Paulo Freire, que havia aplicado o seu método de alfabetização de adultos em Angico, no Rio Grande do Norte, com enorme sucesso. Foram 300 adultos alfabetizados em apenas 40 horas. O feito foi parar nas páginas do New York Times, mas provocou a ira dos militares brasileiros que, segundo algumas informações, chegaram a queimar e enterrar os livros do educador. 

No nosso terceiro romance, Tramas do Silêncio, contamos como desenvolvemos um programa de alfabetização de adultos na Vila Operária, localizada na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife, onde contamos com a presença do educador, que proferiu a aula inaugural do curso. Logo em seguida, veio o golpe militar de 1964, que já planejava abortar essas iniciativas populares desde a década de 50. No Brasil, entre esse contingente, pode-se inferir clivagens regionais, de cor, de gênero. Em sua maioria esses analfabetos adultos são negros, localizados majoritariamente em regiões como o Norte e Nordeste, assim como são mulheres, um fenômeno que não é exclusivo do país. Este fato ocorre mundialmente. 

Agora vem a notícia de que seis entes federados não conseguiram alfabetizar suas crianças na idade certa, no segundo ano do ensino fundamental. Trata-se da pedra angular da formação do educando. Algo errado por aqui, caso dos alunos que não sejam alfabetizados nesta idade, isso produzirá prejuízos enormes a todo o processo de formação do aluno. Os estados são: Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. Infelizmente, sugere-se que esteja ocorrendo algo de muito errado com o MEC. Até recentemente, ficamos sabendo que os alunos do fundamental também ficarão sem os livros de outras disciplinas, dando-se prioridade aos livros de Matemática e Português. As IFES estão com enormes dificuldades de recursos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário