pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Tarifaço meia boca.
Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Editorial: Tarifaço meia boca.


Ainda repercute bastante o decreto assinado pelo presidente Donald Trump, ratificando a imposição do tarifaço de 50% aos produtos de exportação brasileiros para aquele país. Isso poderia representar um gravíssimo problema para a nossa economia, o que levou as nossas autoridades do Executivo a baixarem as armas, buscando o caminho da negociação. Embora tentada, a negociação não foi encaminhada, mas a confirmação do decreto assinado pelo presidente Donald Trump resultou, na realidade, numa espécie de armistício, uma vez que quase mil produtos foram excluídos desses índices tarifários, o que representou um alívio para o Governo Lula 3 e, principalmente, para os produtores brasileiros. 

Uma questão econômica foi tratada pelo governo dos Estados Unidos na arena político\institucional, uma vez que aquele país impôs algumas condições para abrir uma janela de negociações, onde já se antecipou em afirmar que o Governo Brasileiro não havia demonstrado boa vontade para tanto. O dano maior mesmo foi a aplicação da Lei Magnitsky a membro do nossa Suprema Corte, o tipo de coisa "cabulosa", pois, além dos danos políticos, isso representa várias implicações aos sujeitos alcançados, assim como aos seus familiares, pois atinge a parte mais sensível, ou seja, o bolso. Qual instituição financeira ou empresa de porte que não estabelece algum tipo de interlocução com entidades americanas? Como disse, já que estamos utilizando termos menos formais, é algo "cabuloso".  

No dia de ontem mesmo, o presidente Lula convocou uma reunião de emergência do seu staff político mais próximo, com presença de Jorge Messias, Ministro da AGU, talvez mais para se inteirar acerca dos danos da aplicação desta lei a um cidadão brasileiro, uma vez que, em princípio, há pouca coisa que se possa fazer em relação ao assunto. Do ponto de vista político, para se evitar um novo surto, convém conduzir as coisas dentro do campo da fina diplomacia, só no sapatinho, evitando novos escorregões, uma vez que problemas com desemprego, inflação e insatisfação dos nossos produtores é tudo que não é bem-vindo, principalmente se está em jogo uma reeleição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário