pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Michel Zaidan Filho: Desencontro programático
Powered By Blogger

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Michel Zaidan Filho: Desencontro programático

Desencontro programático - Michel Zaidan Filho

Foto: Agência Brasil

Anuncia-se que esta semana o PSB se encontra com o Partido Rede Sustentabilidade, da irmã Marina Silva, para um acerto de programas entre as duas legendas. Imagina-se que deve ser inadiável esse encontro, em função das enormes diferenças de princípios, prioridades e idéias entre a líder pentencostal da Assembléia de Deus e a raposa pernambucana. Desde a reação dos confrades de Marina à sua entrada no PSB às discordâncias de altos próceres da base aliada do governador, em relação à sua candidatura à presidencia da República,  aguardava-se um momento de explicitação das bases desse acordo que surpreendeu a muitos. Além de terem em comum sua oposição ao governo petista,  e de terem se promovido publicamente às custas do petismo, o que podem trocar entre si um e outro?

Com certeza, a contribuição do PSB a esse debate será a agenda gerencial de governo, a chamada administração por metas, também conhecida pelo nome "neo-taylorismo social", fazer  mais com menos, choque de gestão ou de modernidade administrativa, como queiram  chamar. Vai ser gozado ver o governador ensinar a  Marina como transformar a natureza, as reservas ambientais, unidades de conservação, zeis e prezeis em trunfos para a instalação desregulada de empresas montadoras internacionais ou como autorizar a instalação de grandes empreendimentos comerciais em área de mangue sem o relatório de impacto ambiental ou ainda como decapitar partido e Ongs ambientalistas, cooptando seus chefes para o governo estadual. Certamente a ex-presidenciável tem muito a aprender com o chefe do PSB em matéria de "raposismo"  ou "metaformose" política. Logo ela vai saber que o "verde" só entra, apenas, no port-fólio das empreiteiras e agências de turismo de Pernambuco.

E Marina, o que  vai apresentar ao PSB como contribuição programática? Certamente vai falar de desenvolvimento sustentável, socialmente justo, economicamente equilibrado. Que o governo do PSB transforme os chamados "Polos de desenvolvimento" em ilhas de irradiação de riqueza e emprego, beneficiando às áreas contíguas, em vez de serem meros nichos de competitividade integrados na globalização dos mercados.  Vai dizer que a preservação da natureza é um dever da nossa geração com as seguintes e que ninguém pode dispor dela como se fosse alguma que estivesse "aí, grátis". Que a valorização capitalista do meio-ambiente é sinônimo de entropia e destruição. Que nenhuma modelo de crescimento economico apoiado em mera renúncia fiscal, grandes empréstimos subsidiados e favores governamentais a empresas e negócios pode redistribuir renda. E que o pacto federativo não é uma mera figura de retórica, para ser usada em épocas de campanha eleitoral.

Na verdade, esse esperado encontro de agendas tem  tudo para ser uma "embromação" de parte a parte. O lema: fazer mais e melhor deve  ser traduzido como não mistura água com vinho ou como vender fumaça a incautos e desavisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário